ESPIRITISMO - CENTENARIO DE CHICO XAVIER - GLOBO REPORTER PARTE 2/3
Globo Repórter - 100 Anos de Chico Xavier
11/08/2012
Enviado por em 03/02/2011

ESPIRITISMO - CENTENARIO DE CHICO XAVIER - GLOBO REPORTER PARTE 2/3
Globo Repórter - 100 Anos de Chico Xavier


Enviado por em 03/02/2011

Globo Repórter - 100 Anos de Chico Xavier
Programa do dia 26.Mar.2010 - http://g1.globo.com/globoreporter
O maior médium brasileiro deixou um rastro de admiração que resiste ao tempo, aos credos, às teorias científicas. Mas Chico deixou como herança também, um enorme mistério, perguntas sem respostas.

Episódios:

Renda de livros psicografados vão para centros espíritas
O médium foi responsável por uma intensa produção literária e com sucesso de vendas. Mas Chico nunca recebeu um centavo. Ele viveu com o salário de escriturário até se aposentar.

Família judia recorre a Chico para ter notícias do filho morto
A fé no trabalho de Chico Xavier ultrapassa barreiras religiosas. Até uma família judaica reconheceu palavras do filho morto em 50 cartas psicografadas.

Chico Xavier mistura Espiritismo e catolicismo no Brasil
"Quando se vai ao túmulo de Chico Xavier, em busca de cura, você está buscando de Chico Xavier alguma coisa que é fora do campo espírita", diz a antropóloga Sandra Stoll.

Principal preocupação de Chico Xavier era com os vivos
Além do conforto espiritual, o médium fazia questão de dar apoio material. Ele acreditava que o único caminho possível para a felicidade era a caridade.

Cartas psicografadas levam conforto para quem perdeu parente
Mensagens de Chico aliviaram a dor e o luto de milhões de brasileiros. Ainda hoje, pessoas que perderam parentes queridos lotarem os centros espíritas à espera de uma palavra.

Chico teria deixado código para identificar suas mensagens?
Dois médiuns dizem psicografar palavras de Chico. Mas o filho adotivo é taxativo: mensagens não são verdadeiras. Ele conta que o pai deixou código que identificaria suas mensagens.

Biógrafo conta que chorou ao encontrar com Chico pela primeira vez
Marcel Souto Maior passou pelo que hoje chama de "fenômeno das lágrimas inexplicáveis": lágrimas que brotavam de seus olhos sem que ele percebesse.
Admiração por Chico resiste ao tempo e ao credo
Como Chico teve tanta força? Com voz mansa, ele convencia a todos, até os incrédulos. Que homem foi esse que trazia conforto através de mensagens?
Como um homem pobre de saúde frágil conseguiu ter tanta força? O que havia por trás dos óculos, da peruca e da voz mansa que convencia até mesmo os mais incrédulos? Afinal, quem era Chico Xavier? Para cada um, uma resposta.
"Ele veio com uma missão maravilhosa, isso ninguém tem dúvida", afirma a dona de casa Ana Lúcia Davanzo. "Para mim, ele era simplesmente meu pai", diz Eurípedes Higino dos Reis, filho de Chico Xavier.

Quem era esse mineiro de pouco estudo?
"Chico Xavier foi o maior paranormal ou o maior sensitivo da história da humanidade", declara médium Carlos Baccelli. "Ele é um grande professor", destaca o médium Celso Afonso. "É um marco divisor no Espiritismo", aponta a antropóloga Sandra Stoll.

Que poder tinha esse homem?
"Esse homem veio enviado de Deus", afirma um homem. "Era o Chico, nosso amigo, nosso apoio para tudo", comenta outro senhor.
Que homem foi esse que trazia para as mães o conforto de mensagens dos filhos mortos?
"Ele nos envolvia com tanto amor, com tanto carinho e com uma empatia que ele sofria conosco. Ele nos consolava", revela a professora aposentada Célia Diniz.
Célia é da mesma cidade de Minas Gerais onde Chico nasceu, Pedro Leopoldo. Ela conheceu o médium quando ainda era criança. Em 1983, ela perdeu o filho, Rangel, com 3 anos de idade, em um acidente banal. Foi a Chico a quem recorreu.
"Eu coloquei os dois braços no joelho, abaixei a cabeça e chorei. Naquele momento, eu fui envolvida por uma paz tão grande, por um bem estar tão grande. As mães que já perderam filhos sabem o que estou dizendo. Aquele nó na garganta, aquele coração como se tivesse mãos de ferro apertando. E naquele momento tudo tinha ido embora", lembra Célia. (...)
Mas não foi só. Chico psicografou mensagens que teriam vindo de Rangel. E a mãe não duvida que as palavras eram do filho. "Eu não precisava de nenhuma prova de que era ele, e ele me deu muitas. A gente encontra na mensagem de Chico os nomes do meu pai, da minha irmã que havia partido em 1972, de uma tia do meu marido que havia partido aos 18 anos, em 1954", conta.
A vida foi muito dura com ela. Tempos depois, mais uma dor imensa. Veio a morte da filha, Mariana, com 27 anos. Desta vez, Chico já tinha morrido, mas os ensinamentos dele ficaram.
"Acho que o Chico, de alguma forma, amparava minha filha do lado de lá. Então, ele não fez falta, nesse sentido de não estar mais aqui com a gente", diz Célia.
Saiba mais sobre Chico Xavier
http://pt.wikipedia.org/wiki/Chico_xavier
Saiba mais sobre a Doutrina Espírita
http://pt.wikipedia.org/wiki/Doutrina_esp%C3%ADrita
Universo Espírita - Links para informações sobre Chico Xavier
http://www.universoespirita.org.br/chicoxavier/chico_gde_homenagem_2pagok.htm

X
Loja Maçônica - 'NÃO HÁ OBRA QUE SE ERGA SEM QUE, NA ARGAMASSA ESTEJA MISTURADO O SUOR DO PEDREIRO'
-
, - - Anamã / Amazonas / Brasil - CEP 69445-000