Liderança como diferencial competitivo ...
Colaboração do Ir.'. Jefferson Williams - Consultor e Samurai
10/01/2014
 
 
Falar de liderança nem sempre se relaciona ao velho ditado “manda quem pode e obedece quem tem juízo” , pois o conceito de líder está muito além de impor ações e opiniões e sim de convencer a realizar o que se precisa.
 
Para Dwight Eisenhower “A liderança é a arte de consegui que um outro faça alguma coisa que você quer feita porque ele quer fazê-la”.
 
Portanto, não basta mandar, mas o importante é passar ao liderado o que ele precisa fazer sem que seja percebido que é uma ordem impositiva.
 
A busca por líderes está a cada dia mais disputada pelas empresas, e este perfil já representa um dos principais critérios de seleção para um novo emprego, e até mesmo uma promoção.
 
Certo dia, percebi que meu trabalho renderia muito mais caso eu delegasse mais atividades a meus liderados.
 
Portanto, desta forma passei a distribuir tarefas de acordo com as competências de cada colaborador e o resultado foi excelente, pois o tempo que ganhei, passei a me dedicar em atividades gerenciais e de análises, e outros colaboradores passaram a se destacar cada vez mais em suas novas atribuições, pois as atividades foram distribuídas conforme competências. Desta forma, ganhamos em eficiência, distribuição de tarefas e confiabilidade nos processos.
 
No passado, muitas empresas acreditavam que o melhor líder seria o “carrasco”, ou seja, o que brigava para obter resultados.
 
Contudo, com a evolução nos estudos de relações interpessoais, ficou evidenciado que convencer seria a melhor maneira de obter sucesso no desempenho das atividades.
 
Por outro lado, várias organizações, mesmo no passado iniciaram os investimentos em formar líderes motivadores, ou seja, chefes que buscassem a eficácia dos liderados através da capacidade de motivar.
 
Entretanto, muitos estudiosos defendem que líderes não são formados e sim aperfeiçoados, pois o dom da liderança é intrínseco à personalidade do indivíduo.
 
Alguns dos maiores exemplos de líderes são Jesus Cristo, Adolf Hitler, Napoleão Bonaparte e Papa João Paulo II.
 
Esses são venerados não pelas ações, mas pela capacidade de convencer nações a lutar por um ideal e motivar para que a conquista do objetivo seja alcançada.
 
Em se tratando de Jesus Cristo, como pode um homem comum, abalar as estruturas de um reino como o romano? Fazer com que pessoas abandonem suas crenças e o siga em busca de um ideal intangível.
 
Desta forma, podemos dizer que, o dom da palavra e o modo como Cristo se relacionava com o povo, o tornou um dos maiores líderes já visto no mundo, prova disto é que até hoje, o cristianismo representa uma das maiores religiões do Globo.
 
O personagem Adolf Hitler, liderou toda uma nação ariana a lutar por uma “raça pura”, tornando-o o maior líder alemão de todos os tempos.
 
Em função disto, é possível observar que a estratégia que Hitler usou foi exclusivamente a de motivar seus compatriotas e convencê-los de que só a raça ariana deveria prevalecer.
 
Outro exemplo de um grande líder europeu foi, Napoleão Bonaparte, que mobilizou sua nação a conquistar toda a Europa e lutar por esse ideal.
 
Em um momento mais atual, podemos destacar o Papa João Paulo II que “reconstruiu a imagem da Igreja Católica”, e tornou-se o símbolo de fé e compaixão entre os católicos, que voltaram-se para os ensinamentos da igreja, chegando a comparar o Papa ao discípulo Pedro.
 
Portanto, o líder busca auxiliares para tornar seu caminho mais curto e eficiente, afim de obter resultados através da sinergia de sua equipe, pois não basta mandar e sim convencer e motivar.
 
 
Contem Comigo!
 
Vamos Fazer Acontecer!
 
Ou encontramos um caminho ou abrimos um!
 
Abraço.
 
SUCESSO!
 
Jefferson Williams
 
Consultor Samurai
De pé e à Ordem para Servir
 
ANR USP & SUCESSO – Consultoria e “Resolvedoria” Prática, Dinâmica e Objetiva
Empresas Familiares, Profissionalização e Resultados
 
Fones: (11) 7872-8989 / (11) 4232-7218
 
Quando verdadeiramente compreendemos que existe um número infinito de possibilidades em qualquer dada situação, passamos a encontrar soluções onde até agora parecia totalmente impossível encontrá-las.
X
Loja Maçônica - Instruções, Símbolos e Fraternidade, o cimento que mantém unido e edificado o Templo Maçônico!
11 5589-7632 -
Rua Catulo da Paixão Cearense, 717 - Bosque da Saúde - São Paulo / São Paulo / Brasil - CEP 04145-011
Falar com Ir.'. Claudir