Tecnologia - A casa digital.
por: Ethevaldo Siqueira - ligue o som!
Nossa casa: uma vitrine digital19 de setembro de 2010

por Ethevaldo Siqueira, de Berlim

A casa digital estava presente sob mil formas na IFA 2010. Não apenas naqueles conceitos básicos já amadurecidos da rede doméstica híbrida (hybrid home network), mas também nas finalidades mais desejadas pelas pessoas, sob todos os pontos de vista, produtos e tecnologias, aí incluídos os equipamentos eletrônicos, os móveis, os eletrodomésticos, o entretenimento, a segurança, a comunicação interna e externa, o conforto e a economia de energia.

Nesse aspecto, a IFA 2010 mostrou que a residência do século 21 deve atender ao máximo às exigências da economia de energia, de um ambiente saudável e oferecer todas as alternativas possíveis de telecomunicações, para atender às necessidades crescentes de entretenimento, teletrabalho, telemedicina e teleducação.

Eis a seguir algumas contribuições da indústria para essa casa digital, mostradas na IFA 2010.

Batatas fritas com ar quente

As batatas fritas saem da nova frigideira elétrica sequinhas, crocantes, sem nenhuma gordura ou óleo. Além de mais saborosas, elas são muito mais saudáveis. Essa é solução oferecida pela Airfryier HD9220, mais uma contribuição da Philips para a casa digital. Em lugar de óleo ou água, essa fritadeira usa apenas o ar aquecido até 200 graus centígrados. Graças a um filtro especial, tudo é preparado sem fumaça, sem cheiro desagradável na cozinha.

A cozinha merece hoje muito maior atenção dos especialistas em casa do futuro. Eles apostam numa espécie de renascimento do prazer da culinária, exercida muito mais como hobby, e não apenas em busca de pratos mais saudáveis, mas de atividades que funcionam como novo tipo de lazer e que integram e reúnem a família.

A IFA 2010 mostrou algumas das mais criativas soluções de cozinhas e equipamentos domésticos, como cafeteiras, trituradores, liquidificadores, panelas de pressão, woks e frigideiras hi-tec

Super home theaters

A tecnologia digital torna cada dia mais populares os home theaters, que passam a reproduzir e a integrar-se a todas as mídias possíveis: TV aberta, TV por assinatura, TV 3D, TV conectada (IPTV), Bray disc, videogames, DVD, CDs convencionais , Super Audio CDs e DVDs Audio.

Com a chegada dos projetores de alta definição e 3D, os home theaters tendem a ganhar maior versatilidade, com telas que podem chegar a 160 polegadas, ou quatro metros de diagonal, num verdadeiro cinema digital doméstico.

Quanto ao design arrojado de seus home theaters, o maior destaque coube à Loewe (foto à direita) dedicada prioritariamente a essa linha de produtos.

O comando por gestos

Um dos avanços que mais chamam a atenção dos usuários hoje é o controle remoto por gestos, para controlar as funções básicas do televisor. A IFA 2010 apresentou esse novo tipo de interface, ou seja, o modo como nos relacionamos com as máquinas, desenvolvido pelo Fraunhofer (Heinrich Hertz Institute), maior laboratório de pesquisa aplicada da Alemanha, mantido cooperativamente por mais de 50 indústrias.

Por suas inovações cada dia mais criativas, o Fraunhofer (foto do estande à direita) é uma fábrica de sonhos. Neste ano, entre dezenas de avanços, esse instituto mostrou contribuição para a área da TV-3D e lançou a primeira gravação de um concerto da famosa Filarmônica de Berlim em Blu-ray 3D. É sensacional, embora os espectadores e ouvintes mais conservadores achem que a imagem 3D modifica o clima da audição de música clássica.

Uma das grandes tendências nessa área é a humanização das interfaces, que busca repensar o uso de teclados, botões, telas sensíveis ao toque, microfones de comando vocal e sistemas de identificação biométricos (impressões digitais, reconhecimento da fisionomia, da voz e da íris). E, de fato, as modernas telas de toque (touchscreens) criam uma relação muito mais intuitiva e amigável entre usuários de celulares como o iPhone, o iPad e dispositivos similares. Ou entre usuários de tablets ou mesmo desktops, como os recém-lançados pela HP.

No futuro, é provável que as pessoas venham a aderir ao comando de voz, outra interface já suficientemente evoluída e capaz de substituir os teclados tradicionais de centenas de dispositivos e aparelhos elétricos e eletrônicos.

TV conectada

É o perfeito casamento. A cada dia a internet e a TV se interligam de modo mais profundo. É o fenômeno da TV conectada, que a IFA 2010 mostrou praticamente em todos os grandes pavilhões de corporações como a LG, Philips, Samsung, Sony, Sharp ou Panasonic. Com a disponibilidade de banda larga nas residências, nossos televisores começam a ser utilizados como monitores muito mais amplos e com imagens muito mais belas do que em nossos computadores ou celulares.

Os primeiros televisores conectados já chegaram ao Brasil. Mas a evolução é cada vez maior, com a inclusão de sites de busca e de relacionamento, como Google, Yahoo, YouTube, Facebook, Flickr, Twitter, além de canais de previsão do tempo e de turismo internacional.

Com o aumento da velocidade da banda larga, a TV conectada torna-se a grande plataforma da chamada IPTV, ou seja, a televisão sobre protocolo da internet (IP), com qualidade de imagem que poderá chegar até a alta definição.

Até o som virou 3D

Com os novos recursos da tecnologia digital, ressurgem as propostas de som envolvente, tridimensional, que vem de todas as direções. Entre as diversas opções de som 3D, o público preferiu as soluções demonstradas pela LG e Sonic Emotion, na IFA 2010.

Esses sistemas de som 3D são recomendados para sonorização sem fio de residências, com a possibilidade de enviar a todos os cômodos a música ambiente preferida de seus habitantes. O novo tipo de som envolvente parece não agradar apenas aos amantes da música clássica, que são, em geral, puristas do som estéreo binaural.

O áudio de alta fidelidade com sistemas de equipamentos sofisticados, que associam componentes especiais, como os amplificadores a válvula (foto à esquerda) ou processadores digitais de som, transforma-se em mercado de nicho, apenas para uma minoria exigente e de alto poder aquisitivo. Para atender a esse público, a IFA 2010 contou com a presença de nomes famosos da indústria, como Denon, Marantz e Yamaha.

Os saudosistas curtiram as jukeboxes da Wurlitzer, que tocam uma centena de CDs e incorporam todos os recursos da moderna tecnologia de áudio digital.

Fitness Hi-Tech

Presente até nas esteiras de ginásticas e as bicicletas ergométricas, a eletrônica digital invade todos os setores da vida humana. Para nossos exercícios físicos domésticos, os novos equipamentos fornecem o máximo de informações sobre pressão sanguínea, batimentos cardíacos, consumo de calorias, grau de esforço e o estado geral do organismo do usuário. É quase um check-up de nossas condições físicas.

Fórmula 1 em 3D

O mundo dos videogames 3D já faz a festa em todo o mundo, com as novas versões de jogos famosos, como os de Fórmula 1, Flight Simulator e Invasores do Espaço. Nesta demonstração, a tridimensionalidade dá ao garoto uma sensação de muito maior realismo do que nos jogos 2D.

Aliás, a IFA 2010 estreou este ano um pavilhão exclusivo para garotos e adolescentes, a Young IFA (foto à direita), com grande variedade de jogos e diversões.

Projetores 3D e de LED

As lâmpadas de diodos emissores de luz (LED, na sigla de Light Emitting Diodes) vão revolucionar não apenas a iluminação de nossas casas, mas, principalmente, os segmentos de projetores. Um dos componentes mais caros e de menor durabilidade nos melhores projetores são as lâmpadas incandescentes de alta intensidade. Na melhor das hipóteses, elas duram 2 mil horas. E cada lâmpada pode custar até US$ 500 ou mais. Com as lâmpadas de LED, que chegam a durar 30 mil horas, praticamente não precisaremos trocá-las porque sua durabilidade pode chegar até a 20 anos.

Além de baixar os preços e aumentar a durabilidade das lâmpadas, a tecnologia de LED permite a produção de miniprojetores, particularmente úteis para palestras em pequenos grupos, reuniões de diretoria ou mesmo aulas para grupos de até 15 ou 20 alunos.

O passado que retorna

Já imaginou ter em casa uma jukebox com a cara daquelas que povoaram os bares e clubes americanos dos anos 1950? Com uma diferença básica: em lugar dos velhos LPs ou discos 78 rotações por minuto (rpm), teremos agora os melhores CDs.

Esse é o movimento retrô que associa a cara do passado com o coração hi-tech de alguns produtos que renascem, para matar a saudade de milhares de consumidores. A IFA 2010 mostrou alguns desses produtos. A começar pelos discos de vinil de 180 gramas, com uma performance admirável, reproduzidos em toca-discos analógicos mais sofisticados, com supercápsulas e agulhas de diamante. Muitos produtos de áudio e vídeo do passado retornam ao mercado, com nova roupagem e recursos tecnológicos muito mais avançados.

X
Direito (advocacia/assessoria jurídica) - Advocacia - Direito Civil, Penal, Ambiental, Empresarial
(11) 5096 7070 -
Rua Volta Redonda, 707, cj. 152 - Campo Belo - São Paulo / São Paulo / Brasil - CEP 04608-011
Falar com Armando