CLÍNICA CIDADE JARDIM
Estética, Medicina - Clínica Médica: saúde-estética-spa
(11) 3562-4044 -
AV. CIDADE JARDIM, 672 - - São Paulo / São Paulo / Brasil - CEP
Falar com EDUARDO/VALERIA
Beleza humana

A idéia de Beleza Humana é transmitida através da mídia, usando como exemplo os modelos e a maioria dos artistas famosos (ser magro, corpo sarado, não ter espinhas, pele bronzeada, etc). Muitas pessoas, principalmente as adolescentes e mulheres jovens, tentam ter o corpo considerado perfeito, e acabam tendo várias doenças. Um exemplo clássico é a anorexia, mas também existem outras doenças, como a bulimia.
O que dirá, então, se além da questão espacial, estiver em questão o quesito temporal, de certo que o conceito sofrerá mudanças drásticas. Beleza é algo relativamente ligado ao tempo e ao espaço, isto é, variando de pessoa para pessoa e principalmente, de lugar para lugar. Brad Pitt e Angelina Jolie são símbolo de beleza em nosso tempo (época), mas só é uma unanimidade em nosso espaço (localidade), isto é, no mundo Ocidental ou ocidentalizado como é o caso do Japão.
Para Leonardo Da Vinci, o modelo de beleza foi traduzido pelo quadro Mona Lisa. Para ele, e para o pensamento da época, a mulher bela tinha que preencher, literalmente, o seu campo de visão, ou seja, as mulheres tinham que ser rechonchudinhas e trajando muitas roupas, por pressão moral. Hoje em dia, o belo, para a moda, é uma mulher magra. É comprovado assim, que o conceito de beleza tem variações através do contexto ( época, espaço etc). O que não se altera nunca são os fundamentos básicos da beleza.
Beleza é uma coisa relativamente pessoal, porque cada pessoa interpreta a beleza de uma forma, tem um gosto distinto.
Para alguns, a beleza não inclui somente forma física, mas também o modo de pensar de cada individuo, a maturidade, os sentimentos, o comportamento, o modo de agir em geral.
O conceito de beleza às vezes gera um certo conflito entre as pessoas, em busca do melhor, superior. Isso também gera preconceitos, por que divide a sociedade entre "bonitos" e "feios".
Apesar de algumas alterações quanto ao gosto pessoal, a ciência mostra que há sim um padrão de beleza humana universal e inalterável ao longo tempo. Esse padrão é instintivo e apenas sofre pequenas alterações sob a influência da cultura, mas o que foge radicalmente desse padrão nunca foi e nunca será considerado belo, por mais que a cultura se altere. O único modo desse padrão se alterar é se a própria estrutura biológica do homem se alterar, modificando os seus instintos milenares.

Spa

Um spa (do topônimo Spa, estância termal belga) é uma designação técnica para um complexo turístico que providencia actividades de lazer saudáveis, geralmente em contacto com a natureza. Algumas dessas actividades são natação, sauna etc.
Está principalmente relacionado com o turismo de saúde e bem estar. A palavra spa deriva da expressão latina "salute per aqua", que traduzindo à letra significa, saúde pela água. O recurso à água para realização de tratamentos de saúde remonta à antiguidade, sendo famosas as termas romanas e a sua evolução a Oriente: os famosos Banhos Turcos.
Na Europa os tratamentos com águas existem desde a Idade Média, tendo-se popularizado no século XIX e início do século XX, com as idas às Termas para usufruir das águas com propriedades medicianis. É também nesta altura que surgem alguns dos modernos tratamentos com água, baseados em duches. O termo SPA popularizou-se no final do sec XX, passando a significar um espaço onde se façam tratamentos com àgua, vapor ou infusões, normalmente complementados com massagens e tratamentos médicos não invasivos (podologia, nutrição, etc...) e, mais recentemente, com aparatologia normalmente asociada à estética (depilação, reafirmação corporal).
A International SPA Association define vários tipos de SPA, acomodando os conceitos tradicionais de SPA termal, com as novas formas de SPA urbano, SPA médico, SPA de Hotel, SPA de Resort e SPA de ginásio. De acordo com esta associação, as características intrínsecas de cada tipo de SPA permitem a sua classificação em diversas categorias, dado prestarem serviços distintos ou em momentos próprios.
Em Portugal, durante a maioria do sec XX, apenas existiram as Termas de Portugal, SPAs termais históricos, onde se priveligia a tradicional toma das águas e os tratamentos à base de imersão ou duches. No final do século XX assiste-se ao aparecimento de SPAs de Hotel, iniciando-se este movimento no Algarve e rápidamente alargando-se a todo o país. O serviço prestado assenta em infraestruturas termais mais ligeiras e priveligia as massagens e serviços complementares do Hotel. Mais recentemente surgem os SPAs urbanos, espaços de menor dimensão situados nas cidades e orientados a massagem, tratamentos de estética e medicina não invasiva, prestando pacotes de serviços de duração inferior a um dia - daí também serem por vezes designados por Day SPA. A vertente termal assume menor relevância, procurando-se essencialmente a prestação de serviços de bem-estar.

X
- Acolhimento e atendimento à Família Maçônica em tratamento no Hospital do Câncer de Barretos
(17) 3325-7522 - 3321-0809 - 98127-6978 -
Rua Paraguai, 1800 - Nova America - Barretos / São Paulo / Brasil - CEP 14783-171
Falar com Ir.'. Rogério Ferreira da Silva - Ir.'. Newton Teixeira - Ir.'. André Peroni