Comemoração - Escola Estadual Álvaro Guião completa 100 anos em São Carlos nesta terça-feira (22/03/2011).
Colaboração dos colegas de Guião: Rubão Camargo, Vicente Paulo Camargo e Orlando Perez Filho


Postado em 22/03/2011. Clique no link acima para assistir o vídeo.

Escola Estadual Álvaro Guião completa 100 anos em São Carlos nesta terça-feira (22/03/2011).

A cidade de São Carlos recebeu várias denominações ao longo dos anos, entre as quais se destacam:

Capital do Conhecimento
Capital do Conhecimento é o título mais novo dado a cidade pela Lei Municipal nº14.917 de 23 DE Abril de 2009. Segundo o vereador que propôs a Lei, Lineu Navarro, na justificativa – que se pronunciou em plenário - observou que em São Carlos, 1 de cada 180 habitantes tem título de doutor. No Brasil, a razão é de 1 para 5.423 habitantes. 14,5 patentes por 100.000 habitantes é a média anual de registros da cidade. Nas universidades locais, 39 cursos de graduação e 70% dos programas de pós-graduação locais são da área de ciências exatas. 200 empresas da cidade são consideradas de alta tecnologia, em setores como ótica, novos materiais e instrumentação.

Capital da Tecnologia
Capital da Tecnologia título que a cidade adquiriu na última década.

Com várias indústrias de alta tecnologia junto ao São Carlos Science Park, o pólo realiza a "Feira de Alta Tecnologia" (Fealtec) todo mês de outubro, dentro da Oktobertech.

Cidade do Clima
Cidade do Clima é o título dado por seu clima com características especiais. Inclusive, a cidade festeja há mais de 30 anos a Festa do Clima, que acontece todo mês de abril.

Sanca
Sanca é como a cidade vem sendo conhecida a partir dos anos 90 pela comunidade estudantil, principalmente pelos paulistanos e paulistas que estudam na cidade.

A denominação foi muito bem aceita pelos moradores da cidade, e hoje a grande maioria de seus habitantes a denominam "Sanca".

Atenas Paulista
Atenas Paulista é o título dado à cidade de São Carlos, por seu grande número de instituições educacionais.

A cidade começou a ser um grande centro escolar com a fundação do Colégio São Carlos em 1905, a Escola Normal Secundária em 1911 (atualmente, "Escola Estadual Dr. Álvaro Guião"), e o Colégio Diocesano, em 1923. A cidade recebe em 1949 a Escola de Educação Física de São Carlos (atualmente, curso absorvido pela UFSCar em 1993), o Ginásio Estadual Jesuíno de Arruda em 1957 (atualmente, Escola Estadual Jesuíno de Arruda), e a Escola de Biblioteconomia em 1959, sob o título de Fundação Educacional de São Carlos (absorvida, pela UFSCar em 1993).

A partir de 1952 São Carlos abriga a primeira universidade, a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da (USP). Em 1960, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) é criada em 1968, instalada em 1970. Em 1968 vem a Faculdade de Direito de São Carlos (hoje, FADISC), seguida em 1972 pelo Centro Superior de Ensino ASSER - Associação de Escolas Reunidas (hoje, Universidade Central Paulista UNICEP).

Cidade Sorriso
Cidade Sorriso é o título mais antigo da cidade. Ela recebeu esse título pela simpatia com que seus habitantes recebem os seus visitantes, desde os tempos das viagens de trem, seus bondes, e a vida noturna que a cidade possuia no passado recente.

Piccola Italia
Piccola Italia é um título que São Carlos possuiu, porque era assim conhecida na Itália, pela quantidade enorme de italianos que para lá imigraram, e para eles era a América.

No seu início, como ocorria no período colonial, a economia de São Carlos era baseada na agricultura de subsistência e no plantio de cana-de-açúcar e dependia da mão de obra escrava. São Carlos chegou a ocupar, no interior paulista, o segundo lugar no tráfico de escravos. São Carlos ganhou impulso econômico por volta de 1850 com a expansão da cultura cafeeira, com sua produção destinada a Europa e aos Estados Unidos.

Com a restrição internacional ao tráfico de escravos e ao movimento abolicionista interno, os Barões do Café enfrentavam dificuldade em encontrar mão de obra e passaram a contratar europeus. Antonio Carlos de Arruda Botelho, o Conde do Pinhal, foi o primeiro fazendeiro a levar para São Carlos, em 1876, os imigrantes europeus, principalmente italianos. Dez anos depois, em 1886, São Carlos tinha o segundo maior contingente de imigrantes do Estado e em 1899, segundo o Clube da Lavoura, eram exatos 10.396 colonos italianos. Posteriormente a fama da cidade se espalhou por toda a Itália e milhares de italianos saiam de lá com destino certo, a piccola Italia.

Com o passar os anos, os italianos se organizaram, fundando sindicatos e a Società Dante Alighieri, construindo um prédio para o funcionamento de uma escola para os seus filhos. São Carlos também recebeu os imigrantes espanhóis que, em 1896, fundaram a Real Sociedad Española Beneficente y Instructiva e construíram o prédio que hoje pertence à Sociedade de São Vicente de Paulo.

Fontes: http://pt.wikipedia.org

http://eptv.globo.com/emc/VID,0,1,32994%3B2,escola+estadual+alvaro+guiao+completa+100+anos+em+sao+carlos+nesta+terca-feira+22.aspx
X
Loja Maçônica, Filantropia, Eventos - Ação Beneficente promovida pela Facção MCBDA Cotia e IIr:..
(11) 7862-1861 - 80*12586 Mesquita -
, - - Cotia / São Paulo / Brasil - CEP
Falar com Ir:. Mesquita e Ir:. Conrado