Crescimento dos negócios - Inovações pequenas e baratas fazem muita diferença no resultado financeiro.
Empresas de todo o país participam de um projeto que ajuda no crescimento dos negócios.
Inovações pequenas e baratas fazem muita diferença no resultado financeiro.

Empresas de todo o país participam de um projeto que ajuda no crescimento dos negócios.

Empresas de todo o país participam de um projeto que ajuda no crescimento dos negócios. A única exigência é que as empresas já estejam consolidadas no mercado. Um exemplo é um hotel do Rio Grande do Norte.

Sílvio Sales Neto é dono de um hotel na praia de Ponta Negra, em Natal.

Ele participa do programa Sebrae Mais, que tem por objetivo fazer um negócio prosperar. O projeto atende empresas avançadas, aquelas que já estão no mercado há dois anos, e que têm mais de nove funcionários.

“Nós temos empresas com dez, com 15 anos de mercado, mas que vêm buscar justamente aquele diferencial, aquilo que estava faltando”, afirma João Bosco Cabral Freire, do Sebrae-RN.

O programa Sebrae Mais oferece seis soluções para fazer um negócio prosperar. São elas:

1- empretec.
2- encontros empresariais.
3- estratégias empresariais.
4- gestão financeira.
5- internacionalização.
6- gestão da inovação.

E foi exatamente no módulo gestão da inovação que o empresário Sílvio Sales Neto
aprendeu a fazer pequenas mudanças que melhoraram o resultado financeiro da empresa dele.

“A gente aprende que para inovar não são tantos custos. A gente aprende que para inovar não é só em tecnologia. Você pode inovar na parte de marketing, você pode inovar na parte de processos, que é o nosso caso, você pode inovar em gestão organizacional, que também foi o nosso caso”, conta o empresário Silvio Sales Neto.

Em Natal, no Rio Grande do Norte, o programa Sebrae Mais atende principalmente os negócios voltados para o turismo. A cidade recebe, por ano, dois milhões de visitantes. Eles escolhem entre 28 mil leitos em pousadas, hotéis e resorts. Com tantas opções, as empresas do setor precisam se destacar para conquistar a preferência da clientela.

“A gente verificou que precisava se formalizar, se profissionalizar, deixar de trabalhar de forma amadora, a gente precisava trabalhar de forma mais profissional”, diz o empresário.

O hotel tem 41 quartos. Todos com dois ambientes: o dormitório e uma sala de estar. Apesar do conforto, os hóspedes do andar térreo reclamavam que não havia vista para o mar. Para mudar o visual, o empresário fez um novo jardim, fez reforma nos muros e nos corredores e o espaço ficou aconchegante.

“A gente criou ali um ambiente íntimo, um ambiente de relaxamento. Hoje, além de a gente ter reduzido o nível de reclamações em mais de 70%, a gente tem hóspedes que, quando voltam ao hotel, preferem ficar ali”, afirma Silvio Sales Neto.

Outra inovação foi a mudança no relacionamento entre o empresário e os funcionários.

O empresário começou a ouvir os funcionários. E foi assim que resolveu vários problemas. Um dos trabalhos de manutenção, por exemplo, era feito com uma lixa manual. O encarregado sugeriu a compra de uma lixadeira elétrica e de um compressor para envernizar a madeira. Foi um investimento pequeno que deixou o serviço quatro vezes mais rápido.

Os ensinamentos do Sebrae Mais são aplicados com a ajuda de um consultor que visita o hotel toda semana.

“Através dessas metodologias os empresários vão se tornar mais fortes, mais competitivos. Podem enfrentar um mercado que está aí mais de frente com mais garantia que seus produtos e seus serviços vão ser mais bem aceitos”, diz João Bosco Cabral Freire.

O programa promove encontros entre empresários do mesmo setor. Também oferece consultorias para exportação e diversos cursos de gestão financeira.

“Em um ano, a nossa ocupação aumentou mais ou menos 15%. E o nosso faturamento aumentou em torno de 10%”, diz Silvio Sales Neto.

E são resultados assim, de sucesso, que o projeto quer estender a outras empresas do país.

“Se a empresa, ela já tem 2 anos de existência, e já tem o conhecimento básico do que uma empresa necessita, ela pode nos procurar, qualquer que seja o SEBRAE em todo o Brasil, para participar do programa SEBRAE Mais. Porque vai ser um ganho muito grande para que essa empresa se mantenha nesse mercado”, completa João Bosco Cabral Freire.
X
Maçonaria, Filantropia, Associação - Integração Fraterna e Substancial dos IIr.'. Médicos de todas as Potências.
Fones (11) 9.9686-7324 / (11) 3101-2650 - Skype - alfredo.roberto8 -
, - - São Paulo / São Paulo / Brasil - CEP
Falar com Ir.’. Alfredo Roberto Netto