Gastronomia e gestão - Frango ao molho pardo faz sucesso há 60 anos.
Profissionalização traz bons resultados para as pequenas empresas.
Frango ao molho pardo faz sucesso há 60 anos.

Profissionalização traz bons resultados para as pequenas empresas.

Gastronomia e gestão! Em Belo Horizonte, os empresários do setor modernizam a estrutura dos negócios. E a profissionalização traz bons resultados para as pequenas empresas.

O setor de bares e restaurantes da capital mineira passa por uma reformulação gerencial. Só neste ano, 11 empresas foram atendidas pelo Sebrae no Projeto Varejo Forte.

“Esse projeto é baseado em ferramentas modernas de gestão que têm por objetivo trabalhar a perenidade e a rentabilidade das empresas por ele atendidas”, contou Kennya Barboza, do Sebrae - MG.

A capital de Minas Gerais tem 12 mil bares, lanchonetes e restaurantes. O segmento de gastronomia é um dos que mais cresce na cidade. Todo dia, 500 mil pessoas fazem pelo menos uma refeição fora de casa.

Em Belo Horizonte, o prato mais pedido é o frango ao molho pardo, com arroz, angu e quiabo.

O desafio de Ricardo Rodrigues é manter vivo o restaurante aberto pela avó em 1950. Foi o penteado de Maria Clara Rodrigues que deu nome a casa: Maria das Tranças. Profissionalizar uma empresa familiar deu muito trabalho.

“Pegar de uma segunda geração para fazer gestação na terceira dependeu muito de paciência. E nesse meio nós buscamos muita coisa técnica em várias instituições. Uma das grandes parceiras nossas é o Sebrae, em vários programas que nós fizemos”, afirmou o empresário Ricardo Rodrigues.

O cardápio do restaurante é bem enxuto. Frango servido de cinco maneiras diferentes. A cada dez clientes, nove pedem galinha ao molho pardo.

“Ó, vou te falar. Porque lembra muito o molho pardo da mamãe. É bem caseiro, muito saboroso”, comentou o cliente Joubert Miranda Junior.

O empresário ampliou o restaurante. São 120 mesas e 550 lugares. Os 47 funcionários atendem a clientela. Ricardo Rodrigues usa o modelo de recrutamento do Sebrae para contratar os colaboradores.

“Uma forma diferente de buscar a parte técnica, de descrição de cargos, de como fazer”, disse Ricardo.

Outro módulo do Projeto Varejo Forte ensina a organizar o estoque.

“É muito comum nessas empresas de alimentação um estoque exagerado. Um volume de desperdício muito grande é gerado nessas refeições que são servidas. Então, esses indicadores nos auxiliam a mensurar exatamente qual é a quantidade de frango, de tomate, de arroz, de todos os itens que compõe as refeições que são servidas”, afirmou Kennya Barboza, do Sebrae - MG.

Por semana, eles preparam duas toneladas e meia de frango e uma tonelada e meia de quiabo. É comida suficiente para alimentar 3,6 mil pessoas.

A empresa também trabalha com o sistema delivery. Num domingo, são feitas 120 entregas.

O restaurante atende ainda aos caprichos dos clientes. Eles vêm buscar o frango ao molho pardo para comer em casa, mas trazem a própria panela. É uma tradição que atravessa gerações.

“Desde a época do meu pai que a gente vem aqui nos finais de semana, traz a panela e eles vendem a porção na panela. Minha filha está aí. É uma tradição da família já”, comentou o cliente Marcos Vinicius Blaso.

“É coisa tradicional mesmo. Você vem, traz a sua panela e vai embora”, contou Pedro Nins, outro cliente.

Getúlio Vargas, Tancredo Neves e Juscelino Kubischek já comeram o frango neste restaurante da periferia de Belo Horizonte. Agora, o restaurante que já serviu tanta gente ilustre tem uma filial na Savassi, o bairro nobre da cidade.

“Hoje nós temos algo em torno de 80% da clientela da Savassi, uma clientela nova. Que sabia que existia o Maria das Tranças, tinha ido, mas não freqüentava em função de localização”, disse Ricardo Rodrigues.

E para não correr risco, a comida servida na Savassi é processada na matriz. E a filial já é responsável por 50% do faturamento da empresa.

“Nós abrimos com uma estrutura de atendimento, de produção, para trabalhar com 70% de ocupação. Nós inauguramos numa quinta-feira, no domingo tinha fila. Foi uma surpresa muito grande”, completou o empresário.
X
Loja Maçônica - Loja Maçônica
-
, - - Eunápolis / Bahia / Brasil - CEP
Falar com Ir:. Jailton Rodrigues - VM