A.’.R.’.L.’.S.’. Renascer 3633
Loja Maçônica - Maçonaria
(12) 9729-0531 -
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 1155 - - Caraguatatuba / São Paulo / Brasil - CEP 764410
Falar com Ir.'. ELIO DO CARMO BUSO - VM e Ir.'. MARCOS - Secr.'.
História da Loja


Á G.’.D.’.G.’.A.’.D.’.U.’.

A.’.R.’.L.’.S.’. “Renascer 3633”

Breve Relato Histórico da Loja Renascer

S.’.S.’.S.’.



Contam alguns irmãos que testemunharam estes fatos, que a A.R.L.S. “Renascer” foi fundada por irmãos espanhóis, que, por motivos políticos, deixaram seu país de origem e se radicaram em São Paulo. Estes irmãos inicialmente fundaram uma Loja com o título distintivo de “Renascer Iluminado”, que não era filiada a nenhuma Obediência Brasileira e era reconhecida pelas Grandes Lojas do México, por um Garante de Amizade.

Posteriormente, já com provas documentais, esta Loja filiou-se ao Grande Oriente Paulista, na Jurisdição da COMAB, aos 03 de abril de 1987 da E.V., que passou a ser considerada a data da fundação, agora com o título distintivo de “Renascer” e com o número 130 daquela Obediência.

Com o passar dos tempos e com mudanças políticas na Espanha, a maioria dos irmãos decidiram retornar à pátria européia e a Loja adormeceu, por falta de obreiros que a mantivessem operando. Sua Carta Constitutiva permaneceu aberta por muitos anos.

Aos 17 de novembro de 2000, diversos MM.’.MM.’. de Caraguatatuba auxiliados por alguns MM.’. de São Sebastião, decidiram fundar uma Loja com o título de “Renascer” e solicitaram o reconhecimento no Grande Oriente Paulista, que autorizou a reativação dos trabalhos com uma emissão de uma segunda via da Carta Constitutiva, para que trabalhassem no Or.’. de Caraguatatuba, no Rito Escocês Antigo e Aceito.

Após uma decisão interna os MM.’.MM.’. migraram em 28 de fevereiro de 2005, ficando então através do processo 0195/2005, Ato 5079, Jurisdicionado ao Grande Oriente de São Paulo e Federado ao Grande Oriente do Brasil, utilizando-se do número “3633” desta Obediência.



Descrição do Estandarte

 



O Estandarte da Loja original se perdeu no tempo, bem como outros documentos. Os IIr então confeccionaram um novo Estandarte na reativação dos trabalhos, que tem a seguinte descrição:

“Sobre um fundo vermelho carmesim, de acordo com o Rito Escocês Antigo e Aceito, entre duas colunas de arquiteturas Jônica e Coríntia, simbolizando sabedoria e beleza, emerge uma Ave Fênix, recebendo Luz das chamas purificadoras, eternizando o renascimento diário de um Maçom, por dentro de um Esquadro e um Compasso, confirmando as suas justas e perfeitas intenções, sustentado por ramos de Acácia, perenizando finalmente a vida em cada coração. Estes elementos recebem as demais cores do Rito, a saber: verde, branco, preto e dourado”.

Prestamos nossos agradecimentos aos irmãos que se envolveram na elaboração confecção e descrição de nosso Estandarte:
Ir Ubirajara do Nascimento M.’.I.’.
Ir Jose Henrique Lobo de Siqueira M.’.I.’.


Dignidades da Loja Renascer na atual gestão (2013):

Venerável Mestre:
ELIO DO CARMO BUSO

1º Vigilante:
MARIO PIRES P. DOS SANTOS

2º Vigilante:
ANDERSON C. ALVES

Orador:
ORLEY SIQUEIRA

Secretario:
MARCOS A.  EVANGELISTA


X
Loja Maçônica, Eventos, Filantropia - Festa beneficente realizada anualmente pela Loja Maçônica Renascer de Itararé - Participe e colabore!
(15) 3531-2960 -
Rua XV de Novembro, 336 - Centro (sede da AABB) - Itararé / São Paulo / Brasil - CEP
Falar com Ir:. Eduardo