FIC - Fraternidade Irmã Clara: conheça e colabore!
Filantropia - Nossa missão é abrigar e atender portadores de paralisia cerebral, em qualquer grau, sem discriminação, promovendo a qualidade de vida através da reabilitação, motora e cognitiva e valorização do vínculo familiar.
(11) 3393-7680, opção 04 ou ramal 605 -
Rua do Bosque, 855 - Barra Funda - São Paulo / São Paulo / Brasil - CEP 01136-000
Falar com departamento de Captação de Recursos
Quem Somos

Missão

Abrigar e atender portadores de paralisia cerebral, em qualquer grau, sem discriminação, promovendo a qualidade de vida através da reabilitação, motora e cognitiva e valorização do vínculo familiar.

Visão

O principal objetivo é o bem-estar de seus assistidos promovendo sua vivência cotidiana no nosso espaço, bem como oferecer a estrutura técnica de terapias a entidades semelhantes e, quando possível, no seio de suas famílias, através da qualidade do nosso trabalho e assistência social.

Nossa História

A Fraternidade Irmã Clara - FIC foi fundada em 14 de maio de 1982, por um grupo de formandos do curso Aprendizes do Evangelho do Centro Espírita Discípulos de Jesus. Este grupo foi liderado durante 14 anos pelo casal de abnegados beneficentes, Sr. Gercy e Sra. Zélia Almeida Camargo.
A princípio, a idéia era fundarem uma creche direcionada às crianças da comunidade, quando receberam a informação de que a Casa de Assistência ao Excepcional Francisca Júlia, em São José dos Campos, interior de São Paulo, estava sendo desativada. Daí a proposta de acolhimento às seis crianças que não tinham onde ficar.
Em agosto do mesmo ano, em contato com a Prefeitura de São Paulo, os fundadores obtiveram a autorização para utilização do espaço físico sob o Viaduto Pacaembu, em comodato, pela Prefeitura da Cidade de São Paulo.
Foram feitas as reformas necessárias adequando o espaço para o recebimento das primeiras crianças em 28 de setembro de 1982. Três meses depois, outro pedido foi aceito. Em dezembro, a FIC já contava com doze crianças.
Assim, com a colaboração e doações de várias pessoas e empresas, a estrutura foi ampliada e seu espaço adequado para que se pudesse oferecer atendimento necessário para os 35 assistidos e acomodar outros que foram chegando ao longo dos 28 anos que permanecemos sob o Viaduto.
A FIC tem como finalidade abrigo, tratamento, reabilitação e inclusão social de seus assistidos, todos portadores de Paralisia Cerebral em seus mais diversos graus, em regime de internato, com atendimento técnico/profissional em fisiatria, hidroterapia, fisioterapia neuromotora e cardiorrespiratória, terapia ocupacional, fonoaudióloga e pedagógica.
Com o passar dos anos, os assistidos foram crescendo, novas conquistas de reabilitação foram implantadas, a estrutura montada sob o viaduto foi se tornando insalubre, então ...

SONHAMOS!

Em construir uma Nova Casa para nossos Assistidos, duplicar a capacidade de atendimento de 35 para 70 assistidos, que garantisse bem estar e uma melhora na qualidade de vida aos Portadores com Deficiência de Paralisia Cerebral ...

LUTAMOS!

Para conseguir uma área maior (em comodato da Prefeitura da Cidade de São Paulo), e buscar Colaboradores para o desafio de construir uma Nova Casa ...

VENCEMOS!

Construímos a Nova Sede com 100% de doações.

Inauguração da Nova Sede da FIC

Em Agosto de 2008 iniciamos a construção, em 15/05/2010 inauguramos a Nova Sede. Estiveram presentes na inauguração as seguintes autoridades: Prefeito Gilberto Kassab, O Juiz Federal da 6ª Vara Criminal, Dr. Fausto de Sanctis, o Consul Geral do Japão em São Paulo Sr. Kazuaki Obe e a Srta. Vereadora Mara Gabrilli, Secretario Andrea Matarazzo, representantes de Empresas FIC Cidadã, Colaboradores, FIC Voluntários, FIC Padrinhos e familiares de alguns assistidos.

A LUTA CONTINUA ...

A Nova Sede é apenas o começo do trabalho. Agora teremos um desafio ainda maior pela frente, pois com maior capacidade, vamos precisar incrementar nossos recursos financeiros, que dependem principalmente de doações de materiais como roupas, móveis, utensílios, equipamentos eletroeletrônicos, novos ou usados, para o nosso Bazar da FIC, que continua no espaço sob o Viaduto. Doações em dinheiro de pessoas físicas e jurídicas, através do FIC Padrinho. Fazer muito eventos como Bingos Beneficentes, jantares e outros temas, com a participação dos nossos colaboradores, adquirindo seus convites.


Faça da doação um ato de amor

A sua ajuda é muito importante para todos nós !!!

Conheça abaixo as várias formas de colaborar com a FIC:

FIC Padrinho: Você escolhe o quanto deseja doar por mês e receba na sua casa o boleto bancário para pagamento.
Doações: Você pode fazer doações em dinheiro através de depósito em um das contas da FIC, no momento e no valor que desejar.
FIC Necessidades: Você pode fazer doações de alimentos, medicamentos, produtos de limpezas e produtos diversos, olhando a nossa lista de necessidades.
FIC Bazar: No nosso bazar você encontra roupas, móveis, utensílios e equipamentos novos ou usados. Participe comprando ou fazendo doações.
FIC Voluntário: Dedique um pouco do seu tempo, do seu amor e de seus conhecimentos aos nossos assistidos.
Empresa Cidadã: A sua empresa também pode colaborar para garantir a qualidade de vida e dos serviços prestados aos nossos assistidos. Faça o seu cadastro que entraremos em contato.
FIC Eventos: Acesse frequentemente o nosso site e fique por dentro das notícias e dos eventos beneficentes promovidos pela instituição. São churrascos, bingos, pizzas, bazares especiais, entre outros eventos que colaboram na manutenção da entidade. Você também pode ajudar fazendo suas doações para os nossos eventos (refrigerantes, materiais descartáveis, alimentos e muito mais).
Nota Fiscal Paulista: Aqui você pode obter informações de como doar seus créditos de notas fiscais gerados pelo programa Nota Fiscal Paulista para a FIC. É simples, rápido e bastante seguro.
Fumcad: Veja como parte do seu Imposto de Renda devido pode ser direcionado por você para contribuir na melhoria da qualidade de vida de nossos assistidos.

Para maiores informações, ligue para a FIC no telefone (11) 3393.7680 - São Paulo.


ENTREGA DE FRALDAS

No último sábado 10.12.2012, foi feita a entrega de Fraldas a entidade FIC (Fraternidade Irmã Clara) de 15.000 Fraldas arrecadadas pelo Moto Clube Pelicanos do Asfalto.
Nossa doação adicionada as demais feitas, possibilitaram colaborar com um item de alto consumo na FIC. Os assistidos pela FIC, crianças e jovens com Paralisia Cerebral consomem na ordem de 9.000 Fraldas mensalmente, e esta doação contribui com as necessidades da entidade por um período de 1,5 meses.
Esta nos objetivos do moto clube Pelicanos do Asfalto, em tempo futuro propiciar a doação da necessidade de fraldas para suprir as necessidades de 1 ano de consumo.
Agradeço em nome da direção da FIC e do Moto Clube Pelicanos do Asfalto a doação realizada pela ARLS Semeador da Fraternidade.


VISITE NOSSO SITE!
 

X
Maçonaria - Assistência a moradores de rua, de albergues e da periferia.
(11) 2994-1105 -
Rua Mateus Garcia, 533 - Tremembé - São Paulo / São Paulo / Brasil - CEP 02374-000
Falar com Ir.'. Gilson, Cel. da PM reformado