Madecarmo Compensados
Comércio, Construção - Compensados e materiais para marcenaria em geral
(21) 3391-3356 / 8738-3985 -
Av. Vicente de Carvalho, 1329 - Vila da Penha - Rio de Janeiro / Rio de Janeiro / Brasil - CEP
Falar com Rogério Resende
Madeira compensada

A madeira compensada é um tipo de madeira feita de finas placas de entalho de madeira, e também é chamada de contraplacado.

As camadas são coladas umas às outras cada uma com seu grão perpendicular às camadas adjacentes para maior força. Há geralmente um número ímpar de dobras, porque a simetria faz com que o placado seja menos propenso a entortamentos, e o grão nas superfícies exteriores segue sempre o mesmo sentido. As dobras são ligadas sob o calor e a pressão com colas fortes, geralmente com resina fenólica, fazendo da madeira compensada um tipo do material composto. O contraplacado é geralmente chamada de a madeira original projetada.
Uma razão comum para usar a madeira compensada em vez da madeira lisa é sua resistência ao rachamento, ao encolhimento, à torção, e ao seu alto nível de força. Esta substituiu muitos outros tipos de madeira em aplicações de construção por estas razões.

Tipos

O Compensado é um material confeccionado a partir de madeira seca (naturalmente ou por secagem forçada em estufa própria), originária de reflorestamento ou não, sendo confeccionado por meio da colagem de peças obtidas com o simples das peças. Os principais tipos:

  • Laminado: São obtidas diversas lâminas de madeira, de mesma espessura, que são coladas em camadas sucessivas umas sobre as outras, sendo os veios da madeira colocados perpendicularmente aos da camada anterior.

  • Laminado e folheado: Confeccionado da mesma forma que o compensado laminado, recebe como acabamento final de suas superfícies, uma pequena folha fina de madeira, diferente daquela madeira que foi utilizada na confecção das lâminas internas do compensado (ex.: cerejeira, mogno, sucupira, etc.)

  • Sarrafeado: São cortados diversos sarrafos de madeira, de mesma espessura e largura, que são colados lado a lado, de modo a formarem uma chapa. Nesse caso os veios da madeiras são colocados todos na mesma direção.

  • Sarrafeado laminado: Confeccionado da mesma forma que o compensado sarrafeado, recebe como acabamento final de suas superfícies uma pequena folha fina de madeira, diferente daquela madeira que foi utilizada na confecção das lâminas internas do compensado (ex.: cerejeira, mogno, sucupira, etc.)

  • Além destes modelos já citados, o Uniply, ou compensado unidirecional, consiste na montagem de camadas todas em uma só direção, juntados com resinas especiais compõe a estruturas possibilitanto do ordenamento em peças maiores que não encontramos na natureza.

  • A estrutura de um móvel de madeira é muito forte em relação aos concorrentes principalmente se obtidas de madeiras duras ou de alta densidade, no entanto o uso de madeira reflorestada (rewood, é muito comum hoje em dia. Dentre as várias espécies de pinho as mais comuns no Brasil são o Pinus Taeda, e o Pinus Elliots, ambos de origem do hemisfério norte tem grande possibilidade mecânica além da tração por prensagem e colagem.

  • Os modelos de peças unidirecionais confeccionados até hoje só tiveram resultados positivos em florestas cujo tempo de maturação seja elevado, ou seja florestas com mais de 35 anos de idade, o que caracteriza um material confiável para aplicação em móveis e utensílios, desde que necessária usinagem e resistência. Peças estreitas podem surpreender em flexibilidade podendo suportar maior tensão que muitos metais, além da maleabilidade e custo relativamente menor. o Isolamento acústico, principalmente para caixas acústicas, estas montadas com resinas especiais.

  • O numero de camadas de lâminas é determinante para a capacidade de tração e isolamento, quanto maior o número de camadas maior a resistência, como em uma corda de cabelos.

  • A temperatura influencia muito na compactação do material que recebe pressões diferenciadas para cada resina utilizada, podendo ser utilizado resinas as mais diversas.

  • A pressão determinará o nível de resistência e pode ser medida entre 100 e 200 kgf/cm².

  • As resinas vão determinar o grau de resistência a umidade.

    Fonte: Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

X
Loja Maçônica - Instruções, Símbolos e Fraternidade, o cimento que mantém unido e edificado o Templo Maçônico!
11 5589-7632 -
Rua Catulo da Paixão Cearense, 717 - Bosque da Saúde - São Paulo / São Paulo / Brasil - CEP 04145-011
Falar com Ir.'. Claudir