Manutenção - Setor de informática é boa opção para empresários com orçamento apertado.
Para montar um negócio nesta área, o investimento é pequeno. O técnico em informática Robin Boccia começou do zero, com apenas um computador, e foi conquistando a clientela.
Setor de informática é boa opção para empresários com orçamento apertado.

Os serviços de manutenção seguem alta em todo país.

Serviço de manutenção de computadores estão em alta em todo o país. E para montar um negócio nesta área, o investimento é pequeno.



O técnico em informática Robin Boccia era funcionário de uma universidade, mas queria ganhar mais. Em 2005, ele saiu do emprego e arriscou o próprio negócio.

“Na verdade, sempre gostei de ser técnico. É o que eu gosto de fazer, o que eu sei fazer. Então, foi quando eu tive a idéia de montar a empresa de manutenção de computador”, conta o empresário.

A empresa saiu quase do nada. A luta do empresário é um exemplo para quem quer abrir o próprio negócio. Uma irmã de Robin Boccia emprestou o espaço e o telefone e o que faltava em recursos veio com criatividade e determinação.

O empresário tinha apenas um velho computador que trouxe de casa. Todo o resto ele conseguiu só com permuta. Ele consertou os computadores de uma empresa de móveis e ganhou mesas. Fez o mesmo com o vidraceiro que instalou uma porta. E até os computadores de uma empresa de toldos ele consertou. Depois de cinco meses de muita conversa e trabalho ele montou esta empresa praticamente sem dinheiro.

O começo foi difícil, clientes raros, o empresário mal sobrevivia. Ele atrasava uma conta para pagar outra. A recepcionista Thaíza Aparecida da Silva segurava as pontas.

“A gente ficava aqui a semana inteira. Trabalhava sábado e não aparecia cliente. Não tinha nada, às vezes aparecia ou um ou outro, alguém indicava, vinha um amigo, família, mas não tinha o que fazer. Foi bem complicado”, explica Thaíza.

Para o empresário, a saída era uma só: divulgar a empresa! Sem dinheiro, ele encontrou a propaganda mais simples e barata: panfletos.

“Não tinha outra maneira de fazer a minha propaganda e ficar conhecido. Não tinha verba para isso, eu tinha que ir com a cara e a coragem e sair distribuindo folheto e fazer a propaganda da minha empresa”, lembra Robin Boccia.

O empresário e a funcionária Thaíza arregaçaram as mangas e foram para as ruas. Distribuíram dez mil panfletos em um mês, para os vizinhos, pedestres e motoristas.

A ação de marketing levantou a empresa. “Eu estava passando e recebi o folhetinho e eu vou trazer o meu computador que realmente já tem algum tempo parado, com defeito, e como é perto da minha casa vai ser ótimo. Acho que vai ser uma ótima solução”, diz a cliente Denny Denghi.

“Soube da indicação de um amigo e eu to com um computador em casa com problema e eu vim até aqui para ver se eles consertam”, conta a cliente Cristina Dias Miranda.

“Eu acho que o maior motivo de ter dado certo é a vontade de você lutar e ir atrás de um objetivo e gostar do que faz. E eu gosto do que eu faço na minha profissão. Isso foi um dos grandes motivos”, revela o empresário Robin Boccia.

No trabalho, o empresário adotou uma estratégia de conquista que gera confiança: ele só abre o computador na frente do cliente.

“Eu acho ótimo porque eu fico sabendo o que está acontecendo com a máquina e fico preparada para caso aconteça alguma coisa lá no escritório. Principalmente, porque máquina hoje em dia, o principal é ter a confiança em um técnico”, afirma a cliente Isabel Uhlmann.

Segundo o empresário, o investimento básico numa loja de manutenção de computadores é de R$ 5 mil. O dinheiro é para comprar ferramentas, computador e montar uma pequena recepção.

Hoje, Robin tem 500 clientes cadastrados. Ele faz 60 consertos por mês e a procura dobra de dois em dois anos.

“Na verdade, a clientela aumentou muito e a gente está pensando em até ir para um lugar maior para aumentar o laboratório”, diz o empresário.

Enquanto não se muda, o empresário descobriu outra receita para ganhar mais dinheiro. Quem faz manutenção precisa de peças e ele abriu uma loja de acessórios para computador. Nela, vende produtos como mouse, teclado, webcam e cabos.

“Eu faço manutenção nessa empresa e eles me indicaram a loja, porque eu estou precisando de um mouse e de um HD, então, eu vim comprar", conta o cliente Newton Palermo.

Praticamente com os mesmos clientes, a nova loja aumentou em 60% o faturamento do empresário. “Provei que mesmo que sem dinheiro você pode lutar, ir atrás dos seus objetivos, trabalhando e você obtém sucesso. Você consegue chegar lá. Tem que trabalhar”, defende Robin Boccia.

Veja os contatos da empresa mostrada na reportagem:

Faro.Com
Rua Dias Vieira, 300 – Vila Sônia
CEP: 05632-090 – São Paulo/SP
Tel.: (11) 3507-5083/ (11) 8132-2624
www.faroassistenciatecnica.com.br
X
- Acervo Histórico Maçônico
(41) 3256-6491 -
Caixa Postal, 4113 - - Curitiba / Paraná / Brasil - CEP 82501-970
Falar com Ir:. Hiran Luiz Zoccoli