Mercado de leite - Fazendas leiteiras estão mais lucrativas no sul de Minas Gerais.
Os produtores estão espalhados por 212 cidades mineiras. A Minas Leite foi criada com a ajuda do Sebrae e reúne 24 cooperativas. Os dirigentes são capacitados e fazem cursos de gestão.
Cooperativas aumentam poder de negociação de produtores de leite.

Além de preços mais competitivos, cooperativados aprendem a diversificar a produção final.

No sul de Minas Gerais, as fazendas leiteiras estão mais lucrativas. O problema do leite sempre foi o preço. Quando há muita oferta, o valor cai no mercado e, às vezes, os compradores pagam menos que o custo do produtor. Os produtores, então, se uniram para vender leite em conjunto. Com o cooperativismo, eles são mais fortes e aumentam o faturamento. As pequenas cooperativas leiteiras formaram uma grande central, a Minas Leite. Ela representa oito mil produtores. Em nome deles, comercializa 1,5 milhão de litros por dia. E negocia de um jeito que mantém o preço estável o ano inteiro.

Os produtores estão espalhados por 212 cidades mineiras. A Minas Leite foi criada com a ajuda do Sebrae e reúne 24 cooperativas. Os dirigentes são capacitados e fazem cursos de gestão para comercialização, qualidade do leite, capacidade de produção e várias outras, segundo a consultora do Sebrae/MG, Adaiby Maria Gonçalves.

João Gualberto Carneiro é dono de uma fazenda em Machado, no sul de Minas. Nela há uma produção diária de 400 litros de leite. Quando ele vendia o produto direto ao cliente, nem sempre conseguia um preço justo. “Se eu estou em um momento bom e a firma que está comprando de mim está satisfeita, ela vai me pagar. Mas na hora que estiver em um momento ruim, vai me dispensar imediatamente. A cooperativa não. Ela é estabilizada. A gente negocia os preços com mais solidez”, garante o produtor rural.

Além de conquistar preços melhores, a cooperativa se encarrega do transporte do leite. Um funcionário recolhe a produção de várias fazendas. Mas antes, faz um teste de qualidade. “Eu não posso colocar um leite estragado aqui senão todo o caminhão irá estragar”, alerta Paulo Sérgio de Souza, funcionário da cooperativa de leite Serrania.

A cooperativa de Serrania recebe por dia 95 mil litros de leite. O produto é beneficiado e vendido com marca própria. Só de leite tipo B e tipo C, são feitos, por dia, 30 mil litros. E por mês, a variedade aumenta: são 25 mil litros de bebida láctea; oito mil quilos de manteiga e 600 quilos de queijo. No fim do ano, o lucro é usado em novos investimentos ou dividido entre os cooperados. “Isso visa agregar valor ao produto para que a gente tenha condição de remunerar melhor os produtores”, explica Luiz Fernando Cesar Siqueira, funcionário da cooperativa de leite Serrania. “A Minas Leite, de 2004 para 2009, conseguiu agregar 12% ao preço desses produtores que estão ligados às cooperativas”, afirma Manuelito Simões, integrante da cooperativa.

A Minas Leite também montou uma central de compras para abastecer as lojas das cooperativas. Por ano, são vendidas um milhão de vacinas contra a febre aftosa e 300 mil doses para combater a raiva bovina. A central adquire os produtos por um preço 12% menor. E quem ganha são os cooperados. “O desconto é repassado para o cooperado e isso é que faz diferença”, confirma Luiz Fernando. “Quando compra na loja da esquina, o lucro fica para o dono da loja. Quando ele compra na loja da cooperativa, o lucro é dele mesmo em um segundo momento”, acrescenta Manuelito.

E assim, os produtores de leite de Minas Gerais têm a garantia de um futuro mais promissor. “A intenção de agregar uma cooperativa é ganho de produção. A gente passa a ter uma equipe maior fornecendo um produto no mercado. Eu não posso sair no mercado vendendo o meu leite a custo de luta. Se eu entro na cooperativa, eu sei que eu tenho mais valores a conquistar”, diz João Gualberto. “Uma boa administração da cooperativa vai refletir no preço do leite, no custo de cada produto, de cada insumo que o produtor vem buscar na cooperativa, e uma coisa gera outra. Então, todos ganham”, finaliza Adaiby.



Contatos das empresas mostradas na reportagem



SEBRAE / Alfenas
Endereço: Rua Presidente Arthur Bernardes, 133 – Centro
CEP: 37130-000 - Alfenas/MG.
Tel.: (35) 3292-3696
Site: www.sebraemg.com.br
Analista da Microrregião de Alfenas: Adaiby Maria Franco Gonçalves

Fazenda Recreio
Endereço: Alfenas/MG
Tel.: (35) 3298-3050
Produtor: João Gualberto

CORPLES – Coop. Reg. dos Produtores de Leite de Serrania Ltda.
Endereço: Rodovia de acesso à Serrania, Km 0
CEP: 37136-000 - Serrania/MG
Tel.: (35) 3284-1414
Site: www.corples.com.br
E-mail: diretoria@corples.com.br
Diretor Presidente: Luiz Fernando César Siqueira

Cooperativa Central Minas Leite
Endereço: Rua 13 de Maio, 852 – Centro
CEP: 37130-000 - Alfenas/MG
Tel.: (35) 3297-4806
E-mail: minasleite@uol.com.br
Diretor Superintendente: José Américo Simões (Manuelito)
X
Direito (advocacia/assessoria jurídica) - Advocacia - Direito Civil, Penal, Ambiental, Empresarial
(11) 5096 7070 -
Rua Volta Redonda, 707, cj. 152 - Campo Belo - São Paulo / São Paulo / Brasil - CEP 04608-011
Falar com Armando