Oportunidade de negócio - Locação de equipamentos de som e luz gera oportunidade de negócios.
O mercado de festas gera um ótimo lucro e necessita de aparelhos de som, iluminação, efeitos especiais e fumaça. Os preços de locação costumam variar de acordo com os pedidos dos equipamentos.
Locação de som e iluminação é alternativa para quem busca bons lucros a baixo investimento

Segundo empresários do ramo, a margem de lucro do negócio pode chegar a 70%.

Quando o assunto é festa, além da comida e da bebida, o som e a iluminação são essenciais nos eventos. Para os pequenos empresários, montar um serviço de locação de equipamentos de som e luz exige baixo investimento e gera bons negócios.

Há sete anos, o empresário Luiz Carlos Correa decidiu investir no mercado de festas. Comprou aparelhos de som, de iluminação e de efeitos especiais. “Hoje, o empresário precisa conhecer de música e conhecer equipamentos, de qualidade para poder atender o público que é exigente”, afirma Luiz Carlos.

Para se destacar no mercado que cresceu mais de 50% nos últimos cinco anos, o empresário precisou ter ideias. Uma delas deu tão certo que virou seu diferencial. Ele transformou uma sala do escritório onde trabalha em um showroom, onde o cliente pode ver exatamente o que vai contratar.

Para trabalhar, Luiz Carlos conta, hoje, com: quatro kits de som; quinze de iluminação; doze máquinas de fumaça e oito de efeitos especiais com laser.

Ele aluga os equipamentos para festas de aniversário e casamentos: 80% dos negócios são fechados durante a simulação da festa no showroom. O cliente pode perceber a qualidade do som e a variedade das luzes e dos efeitos especiais. “Esse showroom foi uma ideia para atrair o cliente porque você chega em uma loja ou no escritório e não tem nada mostrando o serviço. Aqui, você vê tudo funcionando: iluminação, som, máquina de fumaça. Quando o pessoal está aqui, ele sente como se já estivesse na festa”, argumenta Luiz Carlos.

Os noivos Carlos Augusto e Léia foram conhecer o showroom, antes de fechar o contrato. Eles querem que tudo esteja perfeito na festa de casamento. “É preciso conhecer bem o serviço da pessoa, procurar saber se é isso mesmo. Ir atrás, ver se é o que estamos esperando. Caso contrário, dá medo. Pode deixar a gente na mão. Chegar na hora e não ter nada. Aí, você entra em pânico”, explica a noiva Léia Zaffarani.

“Aqui a gente acaba vendo como, realmente, será nossa festa. Como será um momento único que ficará marcado para sempre, é preciso ter a certeza de que o que você está locando é o que você precisa”, complementa o noivo Carlos Augusto Pereira.

Os preços de locação variam de acordo com o pedido do cliente. O kit completo com som, iluminação, efeitos especiais de laser e fumaça chega a R$ 1,5 mil por um período de quatro horas. Quem prefere a locação mais simples, apenas com som, iluminação e fumaça paga R$ 500.

Segundo o empresário, para entrar no mercado com equipamentos básicos de som e iluminação, é necessário um investimento inicial de R$ 10 mil. A pessoa também precisa saber que tipo de música combina com cada festa e tocar o que mais anima os convidados.

“Anos 60, 70 e 80 é o que mais ‘pega’ nas festas. Principalmente em casamento que é uma festa que reúne familiares. Também tocamos um pouco de atualidade porque o objetivo é satisfazer o gosto de todos que estão ali”, conclui Luiz Carlos.

Hoje, o empresário fatura cerca de R$ 10 mil por mês. A margem de lucro gira em torno de 70%. Nos meses de outubro, novembro e dezembro, a procura é maior e o faturamento aumenta 40%. Com o dinheiro extra que entra, o empresário investe em novos e modernos equipamentos.

“Já estamos atendendo fora de São Paulo por conta do pessoal que foi a festas aqui. Já fizemos eventos em Minas e no Rio de Janeiro porque temos um trabalho artesanal e nos preocupamos com o tipo de música que vamos tocar para o pessoal”, garante Luiz Carlos.

O empreendedor faz, em média, dez eventos por fim de semana. Ele loca os equipamentos para festas de até 250 convidados, como no casamento de Juliana e Ronny. Os noivos fizeram uma pesquisa cuidadosa antes de fechar o negócio e, no grande dia, eles estavam satisfeitos com o resultado.

“Uma festa de casamento tem que ser muito bem planejada. A gente precisa ter um ambiente agradável a todos. O serviço dele é maravilhoso, muito bom. Todo mundo que me indicou gostou demais. A festa dele é muito divertida”, elogiou a cliente Juliana Lima.
X
Comunicação, Publicidade - Revista Maçônica Virtual, mensal, fundada em 24/02/2007 - registro na ABIM e cerca de 30.000 leitores.
(35) 99198-7175 - TIM - Whats App -
facebook: RevistaArteReal, - - São Lourenço / Minas Gerais / Brasil - CEP
Falar com Ir:. Feitosa - editor responsável