Quem é que nunca viu uma mensagem do tipo: “Canadá está buscando 14.700 profissionais”? Eu mesmo já compartilhei algumas dessas mensagens. Mas isso é real ou mais umas das recorrentes pegadinhas da internet? 

É real! Mas como funciona, então? Primeiro, sejamos inteligentes e vamos aos fatos. Por que um país de primeiro mundo estaria interessado em abrir suas portas para estrangeiros? Por ter elevada consideração humana? Por ter atingido o ápice da caridade cristã? Claro que não! É por pura falta de opção. Com baixas taxas de natalidade, e envelhecimento da população, falta mão de obra em países ricos, como por exemplo, o Canadá. Sendo assim, recorrem a diversos países na tentativa de preencherem lacunas de seus mercados de trabalho. Ficou animado? Calma, que não terminei ainda. 

Então, como funciona? No Canadá, especificamente, é preciso lembrar que o país é bilíngue: inglês e francês são os idiomas oficiais. Nem preciso dizer, então, que sem fluência em algum dos idiomas, a entrada no país da América do Norte é (quase) impossível. Essa já é a primeira grande peneira. Na verdade, os candidatos a trabalhar por lá serão ranqueados segundo critérios bem objetivos: 

 

  • proficiência de idioma: quem vai querer levar um iletrado nos idiomas oficiais? Ninguém!
  • grau de escolaridade: quanto maior, melhor; mas não serve qualquer formação superior. Se tiver mestrado e doutorado, melhor ainda. Bobinhos eles, não?
  • tipo de formação: preferencialmente, formações com viés tecnológico, ligadas à web, computação, automação, etc.
  • idade: quanto mais novo, melhor, de preferência recém-formados. Idosos eles já têm bastante por lá.
  • estado civil: solteiros levam vantagem, é claro. Ou se você for casado com cidadão (ã) canadense também. Se tiver 5 filhos, com 5 brasileiras diferentes, esqueça! 

 

Perceba que o rigor da seleção é alto, e a peneira bem estreita. Qual percentual da população brasileira preenche esses requisitos de maneira a ter alguma chance? Um por cento, talvez? Menos até. Por isso, o título desse post é desanimador. Agora, se estiver no perfil desejado, claro, não deixe de levar essa opção de vida em conta, afinal, o governo canadense, que de bobo não tem nada, vai te dar o valor que você merece!

#ficaadica 

Eng. William Mazza*

*Também é colaborador do Blog Quero Trabalhar e do Canal Quero Trabalhar