Confira dicas para dirigir com segurança na chuva
Fonte: Portal MSN - Carros
21/04/2015

ACENDER O FAROL FAZ COM QUE OS OUTROS MOTORISTAS VEJAM MELHOR VOCÊ

Dirigir na chuva é parte da vida de todo motorista. E independentemente da sua experiência atrás do volante, se você der mole e não redobrar a atenção, as chances de se envolver em um acidente são muito maiores nessas condições. Por isso, é sempre importante ter na cabeça algumas maneiras de aumentar sua segurança quando a água começa a cair.Lembre-se que, essencialmente, a chuva afeta sua direção diminuindo duas coisas muito importantes: tração e visão. Então, antes de mais nada, é obrigatório avaliar se a chuva está afetando o controle do carro ou se está impedindo você de ver de forma satisfatória. Nesses casos, a dica é só uma: encontre um lugar seguro para parar, e espere o pior passar. Em caso contrário, valem algumas sugestões.Acender o farol é uma delas. A chuva não diminui só a sua visibilidade, mas a de todo mundo. Então, ajude os outros motoristas na rua ou na estrada com você, e acenda seu farol. Use luz baixa e não ligue nenhum tipo de farolete ou luz de nevoeiro. O importante é aumentar a visibilidade do seu carro para os outros motoristas, sem atrapalhar a visão deles.

Se a chuva impedir a visão, desista de dirigir. Se não, confira nossas dicas.

MANTENHA UMA DISTÂNCIA MAIOR DOS CARROS À FRENTE

Por melhor que sejam seus pneus e freios, a pista molhada deve fazer com que você precise de uma distância maior para conseguir parar o seu carro. Além disso, você nunca sabe o quanto o motorista à sua frente é bom motorista e cuida da saúde dos pneus de seu carro. Então, em caso de chuva, aumente sua margem de segurança e mantenha uma distância maior dos carros à sua frente.

CUIDADO COM POÇAS E HIDROPLANAGEM

A hidroplanagem, em que um ou todos os pneus perdem o contato com o solo e o carro se torna incontrolável, é um dos maiores pesadelos de qualquer motorista, e só quem já passou pela experiência sabe o quão rápido isso pode acontecer. Além disso, poças podem esconder buracos fundos ou algum objeto na pista. Então, evite sempre passar em poças d’água e, caso não seja possível, passe em baixa velocidade.

NUNCA DIRIJA EM UMA ÁREA ALAGADA

Aquela rua em que você passa todo dia está parecendo um lago? Faça a volta e escolha um caminho novo. Só porque você conhece a região e sabe que ali não tem buraco ou acha que não é tão fundo, é impossível saber se não há alguma correnteza ou algum objeto que foi arrastado durante a chuva. No melhor dos casos, você corre o risco de molhar alguma parte importante do motor e o carro enguiçar ou, no pior dos casos, acabar arrastado pela correnteza e correndo risco de vida.

USE O DESEMBAÇADOR OU AR-CONDICIONADO

Especialmente em dias quentes e/ou úmidos, ao fechar as janelas para que não chova dentro do seu carro, os vidros tendem a embaçar. Como se já não bastasse a piora na visibilidade causada pela chuva, você ainda vai ter que ficar se preocupando em passar um paninho no vidro, que ainda será bem pouco eficaz. Por isso, não hesite em usar o desembaçador e o ar-condicionado (ou mesmo o ar quente, caso seu carro não tenha ar-condicionado) para ajudar a secar os vidros.

USE UM SPRAY PROTETIVO NOS VIDROS

Uma boa dica, especialmente se você mora em uma região muito chuvosa, é aplicar um spray protetivo periodicamente nos vidros, quando manda lavar o carro. Esses sprays costumam usar algum tipo de produto que repele a água, criando uma espécie de película protetora sobre o vidro que ajuda muito o trabalho dos limpadores de para-brisa.

CUIDADO COM A ÁGUA JOGADA POR OUTROS CARROS

Mais do que nunca, ao dirigir na chuva você tem que ter atenção dobrada aos outros carros na rua ou estrada com você. Lembre-se que uma das funções dos sulcos dos pneus é ajudar a espirrar a água da pista para longe, mantendo o máximo de contato com a pista. Porém, enquanto isso é ótimo para o carro em questão, significa que ele vai levantar um spray de água que pode ser jogado no para-brisa dos carros à volta. Então, ao dirigir em uma região com pista muito molhada, cuide para não ser pego de surpresa pela onda levantada por algum carro próximo de você ou na pista contrária.

DIRIJA COM ATENÇÃO

Em última análise, a principal dica para dirigir na chuva é: tome cuidado e dirija com atenção. A chuva aumenta o risco e as chances de acidente, então assuma uma postura mais cuidados para equilibrar esse risco. Dirija mais devagar, cuide para sinalizar sempre o que vai fazer para os outros motoristas, dê mais espaço para os outros carros.

 

X
Filantropia - Principal objetivo é fornecer alimentos, brinquedos, roupas e remédios para as pessoas carentes.
(11) 99102-3469 -
, - - São Paulo / São Paulo / Brasil - CEP
Falar com Risto P. Monevits