SUBMERSO - Túnel Santos-Guarujá - Traçado atualizado em 18/02/2014
Colaboração do Ir.'. Paulo Pestana - Advogado SP
20/11/2014
São Paulo
 
Um túnel debaixo d'água vai ligar as cidades de Santos e Guarujá, no litoral paulista. Com obras previstas para começar em janeiro de 2015, ele deve estar pronto até 2018. Trata-se do primeiro túnel desse tipo no Brasil. "Em função do intenso movimento de barcos na região, não valia a pena construir uma ponte elevadiça", afirmou em entrevista a EXAME.com Estanislau Marcka, coordenador do projeto. Batizado de Submerso, o túnel sob o canal do porto de Santos terá 1,7 quilômetro de extensão e 21 metros de profundidade. Quando estiver pronta, a obra de 2,8 bilhões de reais vai atender cerca de 40 mil pessoas por dia. 
 
Construção
 
Para construir o Submerso, será usada uma tecnologia parecida com a do Transbay Tube de São Francisco (Estados Unidos) e outros túneis do tipo. "Há 150 túneis como esse ao redor do mundo", afirmou Marcka, coordenador. O Submerso será construído fora d'água e em partes. Chamadas de elementos pelos engenheiros, essas partes serão feitas de concreto armado terão 10 metros de altura, 37 metrosde largura e 145 metros de comprimento.  Ao todo, serão seis elementos. "Cada elemento comporta 2 pistas com 3 faixas de rolamento e uma galeria central de 5 metros para circulação de pedestres e ciclistas", explicou Marcka. O cronograma do projeto prevê a construção de três elementos de cada vez. Depois de prontos e vedados, eles serão levados para o canal por rebocadores. Com lastros provisórios na parte interna, os elementos afundarão na água. Por meio de um posicionamento preciso, encaixes e aplicação de concreto, as partes do túnel serão unidas debaixo d'água. Na parte externa do Submerso, uma cobertura com pedras servirá para evitar o choque de navios na estrutura. No fim, o vedamento dos elementos será desfeito e o túnel estará pronto.
 
100 anos
 
"Esse túnel é pensado para ficar inteirão durante uns 100 anos", afirmou Marcka.Segundo ele, é possível que outros túneis como o Submerso sejam construídos no canal do porto de Santos (para movimentação de carga) e mesmo em outras partes do Brasil - como a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. "Esse vai ser o primeiro de uma série. Creio que outros virão", garantiu ele. Veja o vídeo que explica como será a construção do Submerso:
X
- Acervo Histórico Maçônico
(41) 3256-6491 -
Caixa Postal, 4113 - - Curitiba / Paraná / Brasil - CEP 82501-970
Falar com Ir:. Hiran Luiz Zoccoli