Procura-se um Venerável!
Colaboração do Ir.'. Paulo Pestana - Advogado SP e Ir.'. Fernando Paiva - Rio de Janeiro RJ
14/05/2014

 
 
Não  precisa  ser perfeito, mas que não seja medíocre. Não precisa ser Grau 33; basta ser Mestre Maçom, precisa gostar de aprender e ter imensa vocação para  ensinar,  principalmente por seus exemplos. Não precisa ser eloquente tribuno,  mas  deve  falar, calar e agir certo nos momentos certos. Precisa saber  sorrir e não ter pejo de chorar pela infelicidade e dor alheia. Deve conhecer e reconhecer suas limitações e fazer de tudo para superá-las.
 
Procura-se  um  Venerável,  com  disposição  indomável  para  combater, sem tréguas,  o  vício,  a  corrupção,  o  crime, o lucro fácil e suas próprias ambições  pessoais. Que seja sempre encontrado ao lado dos enfermos, fracos e  famintos de pão e justiça. Que respeite seu próximo independente de cor, posição  social,  credo  ou  idealismo  político. Que respeite e preserve a natureza e os animais.
 
Procura-se  um  Venerável, para amparar e ouvir seus irmãos, guardando como segredo  de  confissão,  suas  fraquezas,  mas  enaltecendo para todos suas virtudes.   Precisa   gostar   e   conhecer,   profundamente,   Liturgia  e Ritualística,  combatendo  o obscurantismo, a intolerância, o fanatismo, as superstições, os erros, as más lendas e invencionices maçônicas.
 
Procura-se  um  Venerável, que não encerre os trabalhos por "Um só Golpe de Malhete" para não golpear a egrégora da Loja. Que faça Pompas Fúnebres para os  irmãos  que partiram para o Oriente Eterno, que faça adoção de Lowtons, Loja  de  Mesa,  Confirmação  de  casamento  e Sessões Magnas Cívicas com a presença  de  profanos  para  difundir  o  ideal  maçônico e que respeite a soberana decisão da Loja e dos altos corpos Maçônicos.
 
Procura-se  um  Venerável,  não  precisa ter alto status, mas tem que estar despido de todas as vaidades. Que seja ponte-de-união entre Lojas, Irmãos e Profanos,  e nunca espinho-de-discórdia. Pode já ter sido enganado, mas não pode nunca ter enganado. Deve saber perdoar e saber pedir perdão.
 
Procura-se um Venerável, não precisa ser financeiramente rico, mas não pode ser  espiritualmente pobre. Precisa ser puro de sentimentos e deve ter como o  grande  ideal  de  sua vida a Maçonaria. Deve prestar auxílio aos Irmãos visitantes  e  fazer com que os mesmos se sintam como se estivessem em suas lojas.
 
Procura-se   um   Venerável,  para  incentivar  a  presença  e  o  trabalho filantrópico  das  Cunhadas  e  Sobrinhas.  Que  se preocupe com a educação Profana e Maçônica dos sobrinhos de hoje que deverão ser Maçons do amanhã.
 
Procura-se  um  Venerável,  que  não  dê o valor a parâmetros luxuosos. Que goste  mais  de  encargo  do que de cargos e pompas, mas que desempenhe com abnegação e fidelidade todos os encargos de tão nobre cargo. Que ao término do  seu mandato prefira ser Cobridor Externo, em vez de Venerável de Honra. Pode  ser eleito pela primeira vez e admite-se até que o reeleito não tenha sede de perpetuar-se no poder.
 
Procura-se  um  Venerável,  que, imitando o apóstolo Pedro, seja e ensine a seus Mestres a serem pescadores de homens no mundo profano.
 
Procura-se  um Venerável, que gosta de ser chamado de irmão e que realmente sinta em seu coração toda a vibração e plenitude do que é ser um verdadeiro irmão.
 
Procura-se  um  Venerável,  que  não  viva  preso  às lendas e histórias da Maçonaria  do  passado,  mas que escreva a mais bela página da Maçonaria do presente.
 
Procura-se um Venerável, que nos abrace por T.'. V.'. T.'., sorrindo, chorando ou enxugando  nossas  lágrimas,  para  termos  a  inabalável  certeza de que a Maçonaria  é  realmente,  a  imaculada  Escada de Jacó que eleva o homem da Pedra Bruta à presença da mente cósmica universal.
 
P.S.  -  Os  interessados que julgarem aptos para tão árduo encargo e nobre missão,  por  favor,  apresentem suas aspirações, plataformas de trabalho e comprovantes  de  boas atividades maçônicas, na Ordem e no mundo profano no Saco de Propostas e Informações da Loja.
 
Colaboradores: Mensagem escolhida pelo Ir.'. JOSÉ ROBSON GOUVEIA FREIRE, M.'.I.'., Membro ativo  da  A.'.R.'.L.'.S.'.  Libertadores  das  Américas n° 3380, com o objetivo de renovar  nosso  sentimento  e compromisso maçônicos e fraternos por ocasião das  eleições  para  Venerável  Mestre  e demais cargos administrativos das Lojas Simbólicas.
 
X
Eventos - Eventos comemorativos do seu centenário: 1909 - 2009
-
, - - São Paulo / São Paulo / Brasil - CEP
Falar com J.R.Faria Lima