Decoração de lojas - Novos shoppings aquecem setor de material de decoração para lojas.
Até 2014, 124 novos shopping centers devem entrar em operação no país.
Novos shoppings aquecem setor de material de decoração para lojas.

Até 2014, 124 novos shopping centers devem entrar em operação no país.
Fornecedores de manequins e móveis se preparam para atender demanda.

Quase 130 novos shoppings devem entrar em operação no país nos próximos três anos. Para atender essa demanda, o setor que fornece material de decoração para lojistas, como manequins e móveis, está de olho nas oportunidades.

Na fábrica de manequins do empresário Erisvaldo Soares, os funcionários são verdadeiros artistas. Eles criam, esculpem, lixam e pintam modelos em resina plástica. Para o empresário, esse é um mercado que exige perfeição.

“O manequim é um vendedor (...). Um bom manequim influencia no percentual de vendas das lojas, seja de pequeno porte, como de grande porte. Chega a influenciar em mais de 50% um bom manequim na vitrine”, afirma Soares.

A fábrica existe desde 1994. Erisvaldo e o irmão Manoel Soares começaram o negócio com investimento de R$ 30 mil. Eles compraram moldes, furadeira, pistola de pintura e matéria prima. A grande procura pelos manequins fez a fábrica crescer sem parar. De uma área inicial de 60 metros quadrados, hoje a empresa ocupa dois mil metros quadrados.


Imagina uma loja sem manequim, você não ia saber como fica [a peça] no corpoCaroline Leão, subgerente de lojaEquipamentos
A produção também conta com equipamentos, como o de rotomoldagem. Nele, o polietileno em pó é despejado. A máquina gira e derrete a matéria-prima no molde. Depois de esfriar, é só retirar a peça e dar o acabamento. O manequim ganha pintura e maquiagem nos olhos e lábios. O produto é articulado com metais para ficar mais fácil vestir as roupas.

O investimento em tecnologia tornou a produção rápida. Hoje, um manequim é feito em 15 minutos. A pronta entrega amplia espaço em um mercado aquecido. A empresa cresceu 200% nos últimos três anos.

“Eles estão abrindo um número grande de lojas, devido a abertura de muitos shoppings nesse período aí de 2010 até 2014”, afirma Erisvaldo.

Novos shoppings
Até o final de 2014, mais 124 novos shopping centers devem entrar em operação no país e impulsionar as vendas.

Uma loja de roupas femininas inaugurada há um ano comprou 24 manequins. Os bonecos expõem roupas, colares, e estão por toda a parte: na vitrine, no sofá, em cima da mesa. Para a subgerente, Caroline Leão, além de os manequins apresentam o produto, eles decoram a loja.

“Faz muita diferença, imagine uma loja sem manequim, você não ia saber como fica no corpo, né?”, diz Caroline.

Móveis
Silvio e Andrea Carvalho projetam e fabricam móveis para lojas. Os dois fazem de tudo: prateleiras, armários, balcões, vitrines, gôndolas. A empresa surgiu em 1993, com investimento inicial equivalente hoje a R$ 10 mil. Os empresários começaram com duas máquinas: uma para cortar alumínio e outra para cortar madeira.

“Eu trabalhei em outra empresa do ramo uns cinco anos, antes de empreitar esse empreendimento”, diz Silvio.

Ambos mantem um estoque permanente de 50 peças padrão, para pronta entrega. Todos estrategicamente planejados. Isso porque os móveis para lojas têm uma função básica: ajudar a vender.

As peças são criadas para por em evidência, destacar os produtos. Exemplo são prateleiras inclinadas e painéis com ganchos expositores que se encaixam. A cor predominante é o branco, onde tudo aparece mais. Há ainda, prateleiras de vidro, que não escondem as mercadorias, e o truque mais comum, os espelhos, que multiplicam os ângulos de observação.

A fábrica produz 25 mil peças por ano. A empresa também personaliza os móveis. Para facilitar as vendas, Heber Carvalho usa desenhos em três dimensões.

Produtos expostos
Em um pequeno shopping, Flavia e Fabiane Maddi montaram uma loja de roupas há um ano. “Os móveis que vieram muito rápido para a gente. Deixamos o pedido e em questão de um mês, no máximo, eles já estavam com os móveis prontos para entregar”, diz Fabiana.

O projeto personalizado custou R$ 9 mil e incluiu prateleiras de vidro, araras e expositores com rodinhas e balcão. Na loja, todo o estoque está exposto. Quem entra, tem uma visão completa dos produtos.

“Você entra na loja, pode tocar o produto, não precisa de vendedor, é uma visão muito boa. Bem prático”, diz a consumidora Vilma Batista.

“Nosso grande diferencial é atendimento rápido, além de ter produto em estoque e um produto de baixo custo”, afirma Silvio.
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