Franquia - Rede de chaveiros investe em franquias de baixo investimento.
Negócio oferece, ainda, afiações de tesouras e confecção de carimbos.
Rede de chaveiros investe em franquias de baixo investimento.
Negócio oferece, ainda, afiações de tesouras e confecção de carimbos.
Índice anual de fechamento é de franquias é de apenas 1%, diz associação.
Uma rede consolidada no mercado de serviços de chaveiros investe na produção de chaves em franquias de baixo investimento. O negócio também oferece afiação em alicates, tesouras e a confecção de carimbos personalizados.
O empresário Luís Figueiredo teve a ideia de abrir a franquia de chaveiro há um ano. O serviço de chaveiro faz parte de uma rede que já conta com costura, sapataria e lavanderia.
“Eu já tinha outras lojas com outros serviços, e eu vinha observando dentro do shopping, alguns chaveiros funcionando”, explica.
Além do serviço tradicional de cópias, o empresário descobriu um importante nicho do mercado, chaves eletrônicas para automóveis. “Hoje a gente tem um equipamento que a gente consegue tirar do carro, do computador do carro, o código desse chip, e colocar de volta na chave, copiando só os segredos da chave antiga”, afirma.

Para abrir a franquia de chaveiro, o custo é de R$ 40 mil. O empresário precisa pagar 5% do faturamento mensal para o franqueadorMáquina
Os dados colhidos no carro são descarregados em uma máquina. As informações são armazenadas em um chip que faz a chave funcionar. Como o processo é eletrônico, o custo é maior que uma cópia simples. O preço de um serviço como este varia de R$ 300 a R$ 800, de acordo com a marca e o modelo do veículo.
As cópias de chaves com chip representam 30% dos serviços. Hoje, o faturamento do empresário é de R$ 15 mil por mês.
“Quando você tem o serviço eletrônico, você tem uma margem maior de lucro, então hoje uma chave eletrônica é cara, você trabalha com 100% do valor da chave virgem”, afirma o empresário.
O tamanho da loja não precisa ser grande. Uma delas tem apenas dez metros quadrados. O espaço e somente um funcionário são suficientes para atender cerca de 200 clientes por mês. No estoque, 2 mil peças garantem produção para a grande variedade de chaves existentes no mercado. O serviço, feito na máquina, leva cinco minutos.
“Eu gastei apenas R$ 10, fiz duas cópias de chave para a minha casa, tudo rápido”, diz Rosana Silveira, cliente.
“O cliente busca hoje qualidade e rapidez, eu acho que o preço, o custo, fica em terceiro lugar. É lógico que o cliente quer um custo menor possível, e num prazo rápido”, diz o empresário.
Serviços
Para aumentar os lucros, o empresário diversificou os serviços oferecidos. Hoje, a loja também afia alicates, tesouras, faz carimbos personalizados e atendimento em domicílio.
Para abrir a franquia de chaveiro, o custo é de R$ 40 mil. O empresário precisa pagar 5% do faturamento mensal para o franqueador. Com o investimento inicial, recebe ferramentas, maquinários e suporte técnico, além de um projeto arquitetônico, padrão para todas as lojas.
Em um ano de mercado, a rede tem três franquias espalhadas pelo estado de São Paulo. A ideia é expandir o serviço para todo o país.
"Hoje nós estamos com um planejamento de abertura até o final do ano de 2011, de mais ou menos 10 lojas. Entre os seis primeiros meses do ano, a gente deve abrir mais quatro unidades”, disse Nadir Felício, gerente de operações da franqueadora.
Negócio vantajoso
Para o consultor Ricardo Camargo, diretor da Associação Brasileira de Franchising, é vantagem para um empresário iniciante abrir uma franquia. Segundo números do Sebrae, o índice anual de fechamento de empresas é de 22% a 26%. Enquanto o índice de franquia é de apenas 1%, porque já oferece um negócio estruturado.
“Ele sabe fazer chave, no caso de ser um chaveiro, mas ele não sabe como manter o cliente, da uniformização, da limpeza do ponto de venda, não sabe como fazer uma campanha de marketing e não sabe como chegar ao seu cliente”, avalia Camargo.
O Brasil é o quarto mercado em franquias no mundo. A previsão de crescimento do setor para este ano é de 15%. De acordo com o consultor, as franquias de custo baixo são uma boa opção de investimento para a classe C.
“Então são pessoas, hoje, que possuem uma certa economia guardada, junto com o fundo de garantia. Então propicia a entrada deles como empresários e o primeiro negócio sendo uma franquia, para nós, investimentos até R$ 50 mil, então é uma chance para se tornar dono do próprio negócio”, diz Camargo.

Fonte: G1
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