Negócio de informática - O mercado de informática é destaque em 2011.
Pequenas empresas encontram boas oportunidades de crescimento neste mercado.
O mercado de informática é destaque em 2011.

Pequenas empresas encontram boas oportunidades de crescimento neste mercado.

Tecnologia e informática. O setor segue como uma boa tendência de negócio em 2011. E as pequenas empresas encontram boas oportunidades de crescimento neste mercado.

Uma pequena empresa de informática faturou mais de R$ 3 milhões em 2010. E a previsão é crescer 20% este ano. O empresário Luiz Henrique Loureiro ganha dinheiro com um serviço básico para qualquer empresa hoje em dia. Ele faz implantação e manutenção de redes de computadores.

“Esse mercado só cresce. Porque as empresas cada vez mais dependem de suas estruturas de TI para operarem”, afirmou o empresário Luiz Henrique Loureiro.

O segredo para se destacar está numa palavra: confiabilidade. Para o consultor Nilson Hashizumi, os clientes buscam segurança na hora de contratar alguém para resolver problemas no computador.

“Se você tem credibilidade, se você tem competência de realização, o chamado faz acontecer, naturalmente você vai ser reconhecido por isso e imediatamente o mercado começa a comprar os seus serviços também”, disse o consultor.

Na empresa de Luiz Henrique, 70 % dos clientes vêm por indicação. É a prova do peso da credibilidade nesse mercado. As dicas são: bom atendimento telefônico, funcionários uniformizados e pontuais, preço competitivo e eficiência no serviço.

Uma das estratégias da empresa é armazenar experiências. Aqui, os problemas encontrados nos clientes, e as soluções, vão para um banco de dados, para consultas futuras. Com isso eles ganham um tempo precioso nos atendimentos.

"Na prática, essas informações ficam disponíveis com nossa equipe de analistas para quando precisarem fazer um atendimento em algum dos nossos clientes. Essa busca de informação pode demorar horas e com esse banco isso é feito em minutos”, afirmou Amauri Paes, coordenador do monitoramento.

O investimento nesse negócio é baixo: R$ 15 mil para montar uma pequena empresa de manutenção de computadores. O ideal é começar com pelo menos duas máquinas, um servidor e uma pequena central telefônica. Manter-se atualizado é condição para o sucesso. Nessa empresa, 70 % dos serviços são feitos à distância, com um programa via internet. É a tecnologia economizando custos.

“Aqui na nossa central, o chamado cai aqui no nosso sistema e a gente tem todas as informações do chamado e eu consigo remotamente acessar a máquina do cliente e fazer todo o suporte na máquina dele sem sair daqui”, comentou Marcelo Motta, coordenador de serviços.

O maior desafio é a mão de obra. É difícil encontrar e manter bons profissionais. Hoje, a estratégia do empresário é selecionar pessoas com pouca experiência, e, aos poucos, treinar e promover os mais competentes. A empresa tem 52 clientes fixos. Cobra mensalidade de R$ 2 mil a R$ 100 mil, conforme o número de horas contratadas.

Um dos clientes do empresário Luiz Henrique Loureiro é uma empresa de inspeção veicular. Aqui, 400 computadores são monitorados 24 horas por dia.

“Uma empresa de fora ela já tem todo um treinamento. Ela é embasada nisso. Ela tem o ‘expertise’. Te demandaria muito tempo em treinar uma equipe interna, o custo seria muito grande”, disse o diretor da empresa, Roberto Carlos Magalhães.

E o dono de uma loja de informática nunca viveu um momento tão bom para os negócios. Com faturamento de R$ 1 milhão por ano, o empresário Juarez Silva também aposta em 2011 para crescer.

“O mercado de tecnologia está aquecido, as empresas lançam novos produtos a cada mês, criando necessidade para o cliente entrar na loja e comprar, comemorou o empresário.

Para o empresário, o momento em que o consumidor entra na loja é único, e deve ser bem aproveitado. Aqui, os vendedores são treinados para fornecer o que o cliente procura: informação e conhecimento de informática.

“As dúvidas que você tem o pessoal tira, instala para você, ensina como instalar, então isso é muito lega, que é o diferencial de você comprar numa grande loja varejista”, disse o cliente Luis Rodrigues.

Ter o produto na loja é fundamental para não perder cliente. A empresa dispõe de estoque permanente. São mais de quatro mil itens. E está sempre atrás de lançamentos. Outra estratégia é oferecer serviço de manutenção. Aqui, o setor fica nos fundos da loja, e responde por 20 % do faturamento. A manutenção atrai clientes para a loja. E vice-versa.

“O cliente que traz a primeira vez a máquina pra loja para fazer uma manutenção sempre acaba levando outro produto, acessório, faz up grade na máquina, faz uma atualização na máquina”, afirmou Juarez.

Para montar uma loja de informática, o investimento é de R$ 200 mil. O valor é para reforma do espaço e estoque. O mercado é concorrido, mas crescente. E o alvo agora são as classes C e D.

“A previsão para 2011 é ótima, a gente espera crescer de 25 a 30 % nesse ano, e a gente ta pensando até em ampliar a loja para atender essa demanda”, falou Juarez.

Hoje um computador como este, já com monitor, custa R$ 800,00. Há cinco anos custava mais do que o dobro. Essa queda de preços abriu um leque de novos consumidores, como dona Regina, uma vendedora de sorvetes que veio aqui comprar um computador em cinco parcelas.

A vendedora de sorvete fez as contas e foi em frente. Comprou um computador de presente para o filho.

“Esse computador tem 18 polegadas, tela grande, muito grande, e é maravilhoso”, disse a cliente Regina Aimi.

Veja os contatos das empresas mostradas na reportagem:



Inove Tecnologia em Redes
Avenida Nove de Julho, 5966 - conj. 51
CEP: 01406-200 - São Paulo/SP
Tel.: (11) 3064-3000
www.inovetec.com.br
comercial@inovetec.com.br

Megabrasil – loja de informática
R. Itapura, 777 – Tatuapé
CEP: 03310-000 - São Paulo/SP
Tel.: (11) 2092-9604
www.lojamegabrasil.com.br

Nilson Hashizumi - consultor
nilson.hashizumi@uol.com.br

Controlar - inspeção veicular
www.controlar.com.br
X
Corretagem (seguros)
(41) 3015-34-05 -
Rua Antonio Escorsin, 1650, salas 21, 22 e 23 - - Curitiba / Paraná / Brasil - CEP
Falar com Fernando Antonio Allessi