Produtos de alumínio - Pequenos empresários investem na fabricação de produtos de alumínio.
Empresas do Distrito Federal aprendem a buscar novos mercados.
Pequenos empresários investem na fabricação de produtos de alumínio.

Empresas do Distrito Federal aprendem a buscar novos mercados.

Em Brasília, pequenos empresários investem na fabricação de produtos de alumínio. O negócio deu tão certo que agora eles ganham mercado em todo o país.

Da capital do país saem utensílios como torneiras e panelas que abastecem as lojas de vários estados.

A fábrica, que fica em Ceilândia, produz panelas de alumínio. Ela é uma das 58 participantes do projeto.

O Projeto Comércio Brasil, do Sebrae, ajuda os empresários do Distrito Federal a encontrar clientes.

“O projeto vem para a gente tentar sanar essa dificuldade dele. Que é achar uma pessoa na área de vendas que possa fazer essa comercialização de forma profissional. Essa aproximação é feita com representantes comerciais, distribuidores, atacadistas, ou mesmo lojas no varejo”, afirmou Andrea de Oliveira Magalhães, do Sebrae - DF.

Antônio Ferreira de Almeida começou o negócio há 16 anos. Com o projeto, a clientela se expandiu para outras regiões. Um dos motivos é a durabilidade da panela.

“Eu tenho certeza que ela não dura menos que 50 anos. Porque não tem nada que solta na panela e ela é bastante espessa”, disse o empresário Antônio Ferreira de Almeida.

O empresário contratou o representante comercial Manoel Cardoso. O vendedor foi treinado pelo Sebrae para negociar o produto. Ele levou o jogo de nove panelas para feiras em sete estados. E elas superaram as expectativas.

“Tá acontecendo até uma certa disputa para ver quem é que vai representar o produto. Cada um apresenta um mix de produtos mais diversificado, cada um apresenta uma estratégia de trabalho que parece ser mais eficiente”, contou Manoel Cardoso, representante comercial.

Dos produtos da empresa, 25% são vendidos através das feiras. A panela é artesanal. E o alumínio usado favorece a preparação de alimentos. A fábrica faz de 10 a 12 mil panelas por mês. Quem entende muito de panela, garante a qualidade.

“A espessura do alumínio faz com que o calor seja distribuído mais uniformemente e deixe a comida mais saborosa”, disse a estudante de Gastronomia Mariana Teobaldo.

O empresário Euclides Lucas de Mendonça tem uma indústria de torneiras em Taguatinga, cidade-satélite de Brasília. Com a ajuda do projeto do Sebrae, o empresário também incrementou as vendas.

A empresa conseguiu 15 novos clientes através do projeto. E são ótimos clientes. Construtoras que compram torneiras para prédios inteiros. Só essas vendas já representam 10% do faturamento.

A fábrica vende 18 mil peças por mês. Além de torneiras, são feitos acessórios para banheiros, como papeleiras, saboneteiras e ralos. A produção é terceirizada em 15 indústrias de quatro estados. Em Taguatinga, os funcionários fazem a montagem e a distribuição.

“Primeiro, para dar mais agilidade à nossa produção. Ter produtos a tempo para que a gente possa atender aos nossos clientes. Mas, principalmente, para poder imprimir mais qualidade aos nossos produtos”, afirmou o empresário Euclides Lucas de Mendonça.

A marca tem apenas dois anos de mercado. Para Euclides Mendonça a qualidade das torneiras garantiu a pulverização rápida no comércio.

Para os próximos cinco anos a meta principal é ter distribuidores em todos os estados brasileiros. O mercado é muito favorável em algumas regiões do país.

“O estado de Goiás, o estado de Tocantins, Mato Grosso, Manaus e, também, o Pará e regiões do Nordeste. Pela facilidade de estarmos mais próximos e podermos atender com mais rapidez a clientela desse local”, disse Euclides.

O sucesso do produto e o apoio do Sebrae fazem o empresário sonhar com uma expansão muito rápida.

“Desde 2006, as nossas empresas participantes tiveram um acréscimo em geração de negócios, em volume de vendas, no valor de R$ 10 milhões”, lembrou Andrea de Oliveira Magalhães.
X
Loja Maçônica - XIII FESTA DO PORCO À PARAGUAIA
(16) 3361-5200 -
Rua Indalécio Campos Pereira, 94 - Parque DELTA - São Carlos / São Paulo / Brasil - CEP
Falar com Ir:. JOSÉ DANIEL CANEVAROLO