Negócios com bolos - Fazer bolo é um negócio lucrativo no final do ano.
Eles combinam muito bem com a comemoração do réveillon.
Fazer bolo é um negócio lucrativo no final do ano.

Eles combinam muito bem com a comemoração do réveillon.

Os bolos deixam qualquer ocasião ainda mais gostosa, saborosa e bonita. Eles combinam muito bem com a comemoração do réveillon. E no Brasil, fazer bolos virou um negócio muito lucrativo. Hoje, as empresas oferecem o produto em tamanhos, formatos e sabores bem diferentes.


Eles podem ser tradicionais, como o bolo de rolo ou pequenos e coloridos, como os cupcakes. Ou ainda formais, com cara de bolo de festa.


O empresário Elias de Souza criou os cupcakes de réveillon. O cupcake é um bolinho muito comum nos Estados Unidos. Foi lá que o empresário Elias de Souza conheceu o produto, e apostou na idéia para ganhar dinheiro no brasil. o primeiro passo: reformular a receita Norte Americana.


“O cupcake é um bolinho pesado, ele leva muita manteiga, ele leva muito açúcar, ele é uma pequena bomba calórica pra te dar muita energia pra um ambiente frio. Essa é a receita do cup cake original”, revela o empresário.


Elias de Souza foi para a cozinha. Durante quatro meses, ele misturou e testou os ingredientes. E desenvolveu o que ele chamou de cupcake brasileiro.


Este é um caso típico de receita que foi criada tirando os ingredientes. Do bolo americano o empresário tirou: a manteiga, a gema de ovo e boa parte do açúcar e fez um produto mais leve, adaptado ao gosto brasileiro. Depois, ele coloriu e decorou o pequeno bolo e fez uma caixinha. Assim reuniu três argumentos fortes para um produto vender bem: bonito de ver, gostoso de comer e fácil de levar.


Com a receita certa, o empresário montou uma loja para vender os cupcakes brasileiros. Tem de baunilha, limão, morango, cenoura, banana, chocolate, com várias coberturas num total de 138 combinações de sabores e cores. Em cima dos bolinhos, vão enfeites de pasta americana em pastilhas, estrelas e corações.


“Ele é muito bonito, você pode fazer coisas maravilhosas, alternativas incríveis com o cupcake e eu entendi que seria um produto muito interessante pro Brasil”, diz Elias.


O empresário já abriu franquia do negócio. O investimento para montar uma unidade é de R$ 200 mil. E o retorno vem em 18 meses. O faturamento médio de uma franquia é de R$ 35 mil por mês. A margem de lucro é alta: 40 %. O empresário conseguiu uma proeza: o bolinho tem um baixo custo, mas servido em bandejas coloridas, num ambiente bem decorado, ele se valoriza. Custa R$ 6,90 cada, e ninguém reclama. No final do ano, a proposta é faturar 30% mais.


“Olha o lugar é tão aconchegante, gostoso, a gente não pensa no preço, o bolinho é muito bom. Eu acho que vale a pena”, revela o cliente Hamilton Dias.


E uma empresa começou como uma doceria, em 1985. As empresárias Claudia Pimenta, Maria dos Santos e Margarete Moreto investiram R$ 100 mil no negócio. Aos poucos, a casa se transformou num restaurante. Mas até hoje, os saborosos bolos ainda são o diferencial da empresa.


“Tem gente que vem pra cá só por causa da torta de limão ou outro bolo específico de morango, ou outra torta de chocolate”, diz a empresária Margarete Moreto.


A empresa produz mais de 20 tipos de bolos. Todo final de ano, as empresárias criam receitas novas. Experimentam uma a uma, várias vezes, até aprovar.


“Aqui, a gente está fazendo esta torta de pêra com pistache. Bem fresquinho”, diz Cláudia Pimenta.


A empresa produz 400 bolos por mês. O quilo do bolo de rolo custa R$ 68. Ele também é vendido em cestas, a partir de R$ 107.


“Ele vai bem como a sobremesa do jantar ou como a finalização com café e esse é bem especial, ele é bem fininho, bem levinho, muito saboroso”, diz a cliente Julia Carvalho.
Em outra fábrica de bolos, todo ano é assim. A partir de novembro, o trabalho aumenta. E a empresária Juliana Guimarães usa os ingredientes mais pedidos nesta época.


“Castanhas, nozes, pistache, damasco, frutas secas, frutas vermelhas, tudo pela demanda”, conta Juliana Guimaraes.


A equipe chega a preparar 40 bolos em dezembro. O quilo custa R$ 120. E os clientes ainda pedem docinhos para acompanhar. São quatro mil unidades por mês.


“Do ano passado pra cá meu faturamento aumentou 20%”, diz Juliana.


Na hora de brindar a virada do ano novo, vale de tudo para adoçar os desejos para 2011.


O cupcake é servido com champagne. A previsão de uma loja é vender mais de 500 unidades para a ceia do Ano Novo. São bolos de abacaxi, com cobertura de bala de coco e limão com gengibre.


“Eu achei uma delícia, é a cara do ano novo, da celebração, da alegria, eu achei fantástico”, diz Aline Monteiro, cliente.


Para o réveillon, as empresárias Claudia, Maria e Margaret fizeram o rocambole de tangerina, a mousse de goiaba, o bolo de chocolate com morango e o bolo de rolo, que está entre os mais procurados. Nesta época, as vendas aumentam 20%.

“Fica bonito na mesa, você pode fazer uma mesa decorada, linda, que você põe o bolo, ele é bonito, você corta ele fininho, quer dizer, você monta uma travessa linda e você serve ele com uma taça de sorvete”, diz Margareth.

E a empresária Juliana Guimarães prepara os bolos brancos e enfeitados com: paz, amor, saúde e dinheiro. Esses são alguns dos desejos compartilhados por todos nas festas de ano novo.


"Normalmente elas pedem o exemplo deste bolo, todo branco, escrito paz, amor, saúde em prateado que é o que mais sai", mostra a empresária.

E as crianças são os consumidores que mais entendem de doces. Diante de um delicioso bolo, elas fazem a festa. E na beleza de cada um destes sorrisos todo dia é dia de começar um feliz ano novo!
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