Análise de crédito - Software para análise de crédito acelera o processamento de dados.
Empresa que desenvolveu a ferramenta ganhou prêmio da Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios.
Software para análise de crédito acelera o processamento de dados.

Empresa que desenvolveu a ferramenta ganhou prêmio da Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios.

Prêmio Empreendedor de Sucesso da revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios. Uma empresa de tecnologia e serviços é a vencedora na categoria Oportunidade. Ela desenvolve software para análise de crédito.

Com o software, é muito simples saber se uma pessoa tem o nome limpo na praça ou não. É só digitar o número do documento do cliente e o software faz a busca. O resultado aparece logo em seguida na tela. A bolinha verde representa crédito aprovado e a azul reprovado.

Com a ferramenta, qualquer empresa descobre se quem procura crédito está com as finanças em ordem.

Em apenas 3 segundos, é possível fazer uma consulta completa de dados. O sistema mostra, por exemplo, se a pessoa tem débitos junto à Receita Federal, à órgãos de trânsito, à instituições bancárias ou se apresentou documentos verdadeiros na hora de fechar uma compra ou solicitar um crédito. Com esse serviço os clientes conseguem reduzir em até 80% os riscos de fraudes.

Este software, criado pelo empresário Daniel Turini, consulta até 300 fontes de informações de uma só vez. Ele integra todos os processos de crédito. Aqui, são avaliados: cadastro, risco, limite, cobrança e avaliação de carteira.

“A gente aproveitou uma oportunidade na verdade que foi o crescimento do mercado de crédito no Brasil. Esse era um momento que o Brasil precisava de decisão com velocidade porque com a estrutura antiga que o país tinha não era possível fazer isso e ainda achou um mercado quase inexplorado onde a gente podia atuar”, contou Daniel.

Há dez anos, Daniel Turini montou a empresa de tecnologia da informação e serviços, com outros dois sócios. O investimento foi de R$ 200 mil. No começo, trabalharam em projetos na área de cobrança e no mercado de TI. E foi criado um modelo estatístico de informações, que o software coleta na internet, e trás para dentro da empresa do cliente.

“Por exemplo, a maioria dos bancos tem uma taxa de rejeição de 40% das propostas, contra 7% de inadimplência. Então tem muita margem pra ganho. A gente costuma trazer esses números pra 12% de rejeição e 5% de inadimplência”, completou Daniel.

Nas áreas operacional e comercial da empresa, 100 funcionários trabalham. Além da rapidez no processamento dos dados, o programa permite a consulta em qualquer outra fonte para analisar e aí sim, aprovar ou recusar o crédito a um cliente.

“Tudo é feito eletronicamente. Não existe nenhum risco nesta operação. Eu digo que você é você mesmo. Que você mora naquele endereço e que você não tem nenhuma restrição financeira pra fazer aquele negócio”, afirmou o executivo de negócios Rogério Ferreira.

Com o software, o faturamento da empresa saltou de R$ 3 milhões em 2005, para R$ 33 milhões em 2010. Com o serviço, os clientes reduziram em até 80% os riscos de fraudes nos contratos. Em 2009, foram processados mais de 200 milhões de operações. Os clientes pagam por consulta realizada. O custo varia de R$ 0,05 a R$ 1.

E esta outra empresa de telefonia móvel é cliente de Daniel Turini, há 6 anos. Há 13 anos está no Brasil. E com a expansão do negócio pelo país investiu em um software de precisão financeira.

“Um analista bem treinado participando do treinamento que a ferramenta dispõe ele consegue fazer todas as alterações necessárias sem a necessidade de uma consultoria, por exemplo”, disse Alcimere Noventa, gerente de crédito e cobrança.

A empresa de telefonia tem mais de 3 milhões de usuários corporativos em todo o Brasil e cobre quase 400 cidades. O uso da ferramenta facilitou a captação de novos usuários. O gasto com uso do software é de R$ 50 mil. Por mês, são feitas 150 mil consultas para verificação de crédito de clientes.

“Isso reduz fraude consideravelmente e faz com que a gente consiga aprovar um número maior de pedidos ao invés de rejeitar”, afirmou Alcimere.

Hoje, a empresa de Daniel Turini tem 120 clientes, além de empresas de telefonia celular. São bancos, financeiras, operadoras de cartão de crédito e seguradoras. E foi com esta estrutura, que a empresa ganhou o prêmio Empreendedor de Sucesso, da revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, na categoria Oportunidade.

“Um prêmio desse tipo é um reconhecimento de que a gente ta no caminho correto e também pros clientes. Mostra solidez da empresa”, completou Daniel.
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