Novidade para o verão - Sorvete à base de iogurte é a grande sensação do mercado neste verão.
Empresas apostam em novidades e o produto é encontrado em lojas próprias ou em forma de franquias.
Sorvete à base de iogurte é a grande sensação do mercado neste verão.

Empresas apostam em novidades e o produto é encontrado em lojas próprias ou em forma de franquias.

Cerca de 50 tipos de frutas podem ser misturados ao iogurte. E o resultado são os mais diferentes sabores. Os clientes escolhem a calda entre uma incrível variedade e as coberturas dão água na boca: são frutas naturais, nozes, balas e doces.

O frozen iogurte é o sorvete à base de iogurte. E na composição dele entram também outros produtos lácteos. É um sorvete rico em cálcio e com baixa caloria.

O frozen deu tão certo que tem conquistado cada vez mais mercado. Hoje, existem sorveterias só para esse tipo de produto e, em uma delas, o movimento não para. A novidade caiu no gosto dos clientes.

O empresário Ailton Tartoni abriu este ano uma sorveteria que só vende frozen iogurte. Ele viu na sobremesa uma oportunidade de ampliar os negócios.

“Tem menos caloria do que um picolé de fruta e tem o sabor das frutas frescas também. É uma coisa também que está estourando em outros países, nos Estados Unidos, em alguns lugares da Europa”, informa Ailton Tartoni.

O empresário investiu R$ 500 mil para abrir o negócio. Reformou o espaço, comprou equipamentos e estoque de produtos. A matéria-prima para a fabricação do sorvete é importada da Itália.

A loja tem três máquinas nacionais. Cada uma custou R$ 75 mil. Com elas, é possível fazer o frozen natural e seis opções diferentes de sabores. Os preferidos são o açaí e o morango.

“A mistura é muito perfeita. Sobressai muito o morango e a calda também é um complemento maravilhoso”, opina o cliente Marcelo Brandão.

Quinhentos clientes são atendidos por dia na sorveteria. O frozen iogurte é vendido em potinhos e o preço varia de R$ 6 a R$ 10.

“Eu estava procurando uma coisa diferente, agradável, não muito doce, e fresca”, conta a cliente Jane Arruda.

O faturamento da loja é de R$ 140 mil por mês, com uma margem de lucro de 20%. O empresário espera que, neste verão, as vendas aumentem 100%.

“Eu comecei a loja com um caixa, já passei para dois caixas e o crescimento foi vertiginoso. Dobrou o movimento de julho pra cá. Talvez eu tenha até que aumentar o número de caixas e aumentar o número de máquinas”, explica Ailton Tartoni.

E o empresário Maurício Jikal escolheu o sistema de franchising para entrar no segmento de frozen iogurte. A franquia já funciona em 14 países e chegou ao mercado brasileiro há um ano.

“Tudo começou quando um amigo meu lá da Califórnia me falou: ‘Olha, eu estou com um produto muito interessante’. Ele me convidou para conhecer. No começo, não acreditei muito no projeto, mas ele insistiu muito. Ele falou: ‘Olha, isso aqui tem a cara do Brasil”, relata Maurício Jikal.

O investimento para abrir o negócio foi de R$ 700 mil. Com o capital, o empresário importou seis máquinas da Coreia, montou a estrutura da loja e implantou o sistema. Hoje, ele é o franqueado master da marca no Brasil.

O empresário Maurício Jikal fabrica o frozen iogurte na própria loja. Um funcionário mistura leite, calda de frutas e o pó de iogurte. Depois, o líquido vai para a máquina para bater e dar a consistência exata deste tipo de sorvete.

Lá, o sistema é prático e rápido. O consumidor só precisa puxar a alavanca. “A gente tem agilidade, escolhe o sabor que tem disponível e a gente tem essa praticidade. Eu acho bem legal”, declara o cliente Wander Roveri.

“Acho que ele é muito refrescante. E pelo fato de ser bem leve, saudável, acho que isso é um grande diferencial”, acredita a cliente Rosangela Ferreira.

A empresa vende 25 toneladas de frozen por mês. O pote com 100g custa R$ 5,50. E, para atrair o cliente, a loja oferece degustação do produto.

O faturamento é de R$ 200 mil por mês, com margem de lucro de 40%. Agora, o empresário Maurício Jikal investe na expansão da rede de franquia pelo país.

Mais de 20 já foram contratadas. Para 2011, a meta é atingir mais 40 franqueados. O investimento para abrir um negócio é de R$ 500 mil e o retorno é previsto para 18 meses.

“Nós estamos entrando agora em outras cidades como Rio, Paraná, Goiânia e realmente tentando promover, explicando que isso é uma tendência. As pessoas querem buscar um produto mais natural para se beneficiar da saúde. E o sorvete, como todo mundo sabe, o frozen, todo mundo gosta. Agora, natural e saudável, aí todo mundo quer”, afirma Maurício Jikal.
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