Pesquisa - Fazer pesquisa de mercado antes de abrir um negócio é imprescindível.
Ela funciona como o ponto de partida para o empreendedor que quer montar um negócio e obter sucesso.
Fazer pesquisa de mercado antes de abrir um negócio é imprescindível.

Ela funciona como o ponto de partida para o empreendedor que quer montar um negócio e obter sucesso.

O empresário Ramon Herrera é dono de uma loja de calçados femininos há 20 anos. E foi a duras penas que aprendeu a importância de pesquisar o mercado, antes de começar um negócio. Em 2009, ele abriu uma filial. Mas a nova loja não correspondeu às expectativas. Faltavam consumidores e sobravam calçados nas prateleiras.

“Poucas pessoas passavam na rua a pé. Nossa loja sempre teve um aproveitamento excelente de vendas ou seja, as poucas que entravam a gente fazia, efetuava a venda. Só que o problema do volume de pessoas que passando era pequeno. Ficava vazia a loja”, lembra Ramon Herrera.

A pesquisa de mercado poderia ter economizado tempo e dinheiro para o empresário. Por exemplo, ele demorou para perceber que muita gente não parava na loja por falta de manobrista!

“Eu acho o serviço de manobrista essencial porque a única forma que a gente tem de chegar e entrar direto na loja, sem perder tempo, procurar lugar pra estacionar”, comenta a cliente Cristina Correia.

“Nós acabamos percebendo ao longo de seis longos meses que o pessoal passava muito de carro. Até que se tiver que ir numa padaria, num supermercado próximo, eles saem de casa com o carro e vão até o comércio. Então quando colocamos o valet a gente percebeu um aumento de até 20% no faturamento das vendas”, comenta Ramon.

O empresário vai abrir mais uma loja e, desta vez, ele contratou o consultor Gerson Christeensen, para pesquisar a região escolhida.

“Nós estamos expandindo, vamos abrir uma nova loja só que não queremos cometer o mesmo erro que cometemos da primeira vez. A diferença maior está diretamente no bolso. Então todo o estoque que a gente tem que montar pra uma loja nova, a gente consegue, através da pesquisa, preparar melhor esse estoque e com isso a gente consegue reduzir muito o custo de abertura de novas lojas”, diz ele.

A pesquisa feita pelo consultor custa a partir R$ 5 mil e demora em média três semanas para ser concluída.

“O empresário precisa saber com quem ele vai conversar, então qual é a idade, qual é o sexo, aonde mora. Ele precisa saber do consumidor. O empresário precisa saber qual é o hábito de compra, aonde o consumidor compra, como ele escolhe, que tipo de produto ou serviço ele gosta, qual a cor do produto e até mesmo como ele gosta de ser atendido” explica Gerson Christeensen, consultor.

Uma equipe faz a pesquisa num raio de quatro quilômetros da nova loja. Neste caso, o perfil do público alvo são as mulheres acima de 30 anos.

Um pequeno exemplo mostra a importância da pesquisa de mercado pra não se jogar dinheiro fora. As entrevistas revelaram que em um bairro, a grande maioria das mulheres calça entre 36 e 38.

Sabendo disso, a empresa vai concentrar nesses números o estoque da nova loja, que é a parte mais cara do investimento e só com essa informação deve economizar R$ 30 mil, ao evitar o encalhe de produtos.

A pesquisa também identifica a renda das pessoas, os concorrentes na região e os possíveis canais de comunicação com o público.

“Vamos dar o exemplo deste bairro. A gente descobriu que o melhor canal de comunicação é o jornal do bairro. Então, o empresário ao invés de investir em outras mídias, investe no jornal do bairro pra poder atingir melhor o público dele na região”, comenta Gerson.

Para o empresário Ramon, esta é a chance de acertar em cheio com a nova loja.
Eu diria que é a diferença entre o sucesso e o fracasso! Com uma pesquisa de mercado, você está muito mais preparado pra atender melhor o seu cliente”, garante o empresário.

Para outro empresário, pesquisa de mercado é tão importante que já faz parte do investimento inicial do negócio. Roberto Saretta investiu R$ 100 mil para desenvolver um software que envia campanhas de marketing para celulares. E o empresário não teve dúvida em gastar mais R$ 20 mil só para pesquisar o mercado antes de abrir o negócio.

“Do meu ponto de vista, é investimento. Porque não só a questão de quando você vai abrir uma empresa. Você tem todo o investimento, você pode talvez estar abrindo uma empresa que não tenha mercado. Ou até mesmo se perder muito tempo até você achar o nicho correto pra você atuar”, diz Roberto Saretta.

Para ter certeza do sucesso do negócio, o empresário contratou o consultor Maurício Mansur, especializado em marketing estratégico.

“A gente entende quais são os pontos fortes, fracos do mercado, dos concorrentes, as necessidades do consumidor e a gente indica olha tem espaço no mercado pra uma empresa com essa proposta de valor, com essas características que o cliente quer comprar”, diz Maurício Mansur.

O consultor pesquisou durante três meses o mercado de campanhas via celular. A pesquisa revelou que a melhor maneira de expandir o negócio seria pelo sistema de franquia.

“A gente escolheu o modelo de franshising por ter o comprometimento de cada parceiro aí na praça, a gente tem o conhecimento de cada parceiro, já tem o conhecimento na praça, a gente conseguiria uma expansão muito mais rápida e atingiria as principais capitais num curto espaço de tempo”, garante Roberto.

A pesquisa foi essencial para o negócio dar certo e crescer. Hoje o empresário tem uma rede de 25 franquias no país. Para montar uma unidade, o investimento é de R$ 40 mil. Cada franquia fatura em média R$ 35 mil por mês. Em dois anos, a rede fez mais de 300 ações de marketing em todo o Brasil.

“A gente sem pesquisa é a mesma coisa da gente tentar chegar num lugar que a gente não conhece sem um mapa. Então, a gente não sabe o que é que vai encontrar. Pode dar certo sem pesquisa? Pode dar, mas a probabilidade de você errar é muito maior do que se você tenta entender onde você está no mercado”, diz Mauricio.
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