TRAGANTE CHUTE BOXE
Educação Física e Atletismo - Artes Marciais - treinamento, cursos e personal training
(11) 5093-5943 -
Rua Califórnia, 1400, (Final da rua sem saída) - Brooklin Novo - São Paulo / São Paulo / Brasil - CEP 04566-062
Falar com Gabriela


MARCOS TRAGANTE

Formado em Educação Física, praticante de Muay Thai desde 1996, e professor desta arte marcial desde 2002 na ACADEMIA MACACO GOLD TEAM.

• Campeão do Torneio Show Fight 2.004

O Muay Thai

Durante o século XIII a migração das tribos Thai foi muito intensa, devido à perseguição dos mongóis que vinham do norte. Em virtude disso alguns estudiosos supõem que o Muay Thai tenham se originado do Boxe Chinês(Kung Fu), sofrendo, porém alterações significativas através do tempo. Segundo uma outra corrente, o Muay Thai surgiu durante os repetidos combates entre os Tailandeses e seus vizinhos da Birmânia, do Khmer e do Vietnã.

Uma antiga lenda tailandesa conta a história de um lutador chamado Nhai-Khon-Don, que após ser capturado pelos birmaneses, conseguiu se libertar de 12 espadachins. Em homenagem a este homem se realizam anualmente torneios de Muay Thai. Segundo uma outra lenda do século XIV, o resultado da luta de dois boxeadores determinaria o nome daquele que subiria ao trono da Tailândia . Após a morte do velho Rei Sem Muang Ma, seus filhos Feng Kong e Yi Kumkam não conseguiram chegar a um consenso sobre qual dos dois assumiria o lugar do pai. Essa rixa quase se transformou em guerra civil.

Os representantes dos dois lados decidiram, então, que o futuro rei seria o lutador que se sagrasse campeão em uma luta de boxe. O vencedor , coroado rei, foi um lutador do acampamento de Yi Kumkam. O registro mais antigo sobre Muay Thai é do ano de 1560 e descreve a luta entre o príncipe tailandês Naresuon e o herdeiro do trono birmanês.

A luta durou algumas horas e terminou com a morte do herdeiro do trono da Birmânia, o que fez com que o seu povo, após perder o seu líder, suspendesse o ataque aos tailandeses. Muay Thai teve o seu ponto alto durante o reinado de Pra-Chao-Sua (início do século XVIII), que também era mestre nesta arte marcial. Conta-se que o rei, chamado "O Tigre", tinha o hábito de sair secretamente do Palácio para participar de torneios de luta. Para não ser reconhecido, usava uma máscara e, na grande maioria das vezes, vencia seus adversários.

Nesta época, o Muay Thia fazia parte da preparação para a formação militar e ra ensinado em todas as escolas. Antigamente não havia categorias (definidas de acordo com peso) e nem os rounds.As lutas eram muito violentas; os lutadores lutavam descalços e sobre as mãos usavam bandagens de cânhamo ou de tecido de algodão; a proteção do baixo ventre era feita com cascas de coco. Eram permitidos todos os tipos de técnicas de ataque com as mãos, braços e pés, com pouquíssimas restrições. Para fortalecer os punhos e os pés, o treinamento incluía, entre outros, bater em troncos de palmeiras, correr longas distâncias e exercícios dentro da água.

A alimentação dos lutadores era basicamente vegetariana. Também era vegetariana a alimentação dos monges budistas de Shaolin, líderes na codificação do Kung Fu chinês. As aplicações de algumas técnicas desta época se mantiveram inalteradas até os dias de hoje.

Após a 2º Guerra Mundial, porém, o Muay Thai sofreu grandes mudanças, sobretudo no tocante às regras. As mudanças fizeram com que esta antiga arte marcial se transformasse em uma modalidade esportiva de luta muito atraente, contando atualmente com um número de adeptos. Estas pessoas se dedicam ao Muay Thai para aprimorar a autodefesa ou, simplesmente, praticar um esporte.

BOXE

O boxe ou pugilismo é um esporte de combate, no qual os lutadores usam apenas os punhos, tanto para a defesa, como para o ataque. A palavra deriva do inglês to box, que significa bater, ou pugilismo (bater com os punhos), expressão utilizada na Inglaterra entre 1000 e 1850.O boxe foi primeiramente considerado desporto olímpico em 688 a.C., na 23ª olimpíada. Porém, quando ressurgiram as Olimpíadas da Era Moderna, o Comité Olímpico Internacional (COI) não admitia a inclusão do boxe por não achar o desporto condizente com o clima de confraternização entre os atletas. O boxe foi incluído como demonstração na Olimpíada de 1912, em Estocolmo, só se tornando um desporto olímpico moderno na Olimpíada de 1920, na Antuérpia.

Golpes

  • Jab ou jabe: Golpe frontal com o punho que está a frente na guarda. Embora seja geralmente usado para afastar o oponente ou para medir a distancia, ele pode nocautear.

  • Direto: Golpe frontal com o punho que está atrás na guarda. É um golpe muito rápido e forte.

  • Cruzado (cross): Tão potente quanto o direto, porém o alvo é a lateral da cabeça do adversário. O cruzado termina seu movimento com o braço felexionado, diferentemente do direto.

  • Hook ou gancho: Desferido em movimento curvo do punho, atingindo lateralmente a cabeça ou abdome, dificultanto a defesa do oponente. Difere do cruzado pela distância que é aplicado, próximo e contornando a guarda adversária.

  • Uppercut: Golpe desferido de baixo para cima visando atingir o queixo do oponente.

    TREINAMENTO FUNCIONAL

    O treinamento funcional, mantém a sua essência como um método de treinamento físico, com a premissa básica de melhoria da aptidão física relacionada à saúde ou melhoria da aptidão física relacionada a performance e prevenção de lesão músculo-esquelético. Tem como característica realizar a convergência das habilidades biomotoras fundamentais do ser humano, para produção de movimentos mais eficientes. A vantagem deste método de treinamento é a de atender tanto o indivíduo mais condicionado como o menos condicionado, criando um ambiente dinâmico de treino.
    Paul Chek desenvolveu um sistema de treinamento funcional focado nos movimentos fundamentais do homem primitivo e que são executados também no cotidiano do homem moderno, são eles os movimentos de: agachar, avançar, abaixar, puxar, empurrar, levantar e girar.

    O treinamento funcional visa trabalhar as valências físicas de forma equilibrada, entre as valências físicas abordadas pelo método estão:

  • Equilíbrio;

  • Força;

  • Flexibilidade;

  • Resistência;

  • Coordenação;

  • Velocidade.

    CONDICIONAMENTO FÍSICO

    O condicionamento físico é uma capacidade alcançada pelo indivíduo afastado do sedentarismo. Também pode ser entendido como a resistência que o atleta ou o praticante de exercícios possui, como por exemplo o tônus muscular, a capacidade de realizar contrações isométricas e isotônicas sem perda do tônus, sem dores e sem fadigas, como também denota a capacidade de realizar exercícios aeróbicos(corrida, pedalada) e anaeróbicos (levantamento de pesos) alternados. Tem como objetivo manter a forma, adquirindo saude e bem estar atraves da atividade fisica.
    Qualquer modalidade de exercício para o alcançe do condicionamento físico deve ser acompanhado por médicos e personal trainings especializados. Alguns exercícios de resistência devem ser evitados por hipertensos crônicos, como também por crianças e adolescentes em fase de crescimento.

    ATLETAS


  • Bruno Marques

  • Marcos Tragante

  • Rodrigo Ruiz

  • Thiago Pacheco

  • Thiago Sierra

  • Thomas Almeida

    PREÇOS E TURMAS – consulte o site!

    VISITE NOSSO SITE!
     

X
- Acervo Histórico Maçônico
(41) 3256-6491 -
Caixa Postal, 4113 - - Curitiba / Paraná / Brasil - CEP 82501-970
Falar com Ir:. Hiran Luiz Zoccoli