Cimen Aço Construções e Serviços Ltda EPP
Construção, Assessoria - Projetos Técnicos, Assessoria e Instalações de Equipamentos
(12) 3648 4058 Fax:3648 1019 -
Av. Dr. Jorge Tibiriçá, 103, sala 2 - - Pindamonhangaba / São Paulo / Brasil - CEP
Falar com Edison Aparecido Moreira
Incêndio

Um Incêndio é uma ocorrência de fogo não controlado, que pode ser extremamente perigosa para os seres vivos e as estruturas. A exposição a um incêndio pode produzir a morte, geralmente pela inalação dos gases, ou pelo desmaio causado por eles, ou posteriormente pelas queimaduras graves.

Início do fogo

Os incêndios em edifícios, podem começar através de falhas na instalação elétrica, na cozinha, com velas de cera, ou pontas de cigarro. O fogo pode propagar-se rapidamente para outras estruturas, especialmente se elas não estiverem de acordo com as normas de segurança; por isso, muitos municípios contam com os serviços do corpo de bombeiros, para extinguir possíveis incêndios rapidamente.

Formas de Propagação de Incêndios

Os incêndios propagam-se de quatro formas:

  • Por Irradiação, onde acontece transporte de energia de forma omnidirecçional através do ar suportada por infravermelhos e ondas electromagnéticas;

  • Por Convecção, onde a energia é transportada pela movimentação do ar aquecido pela combustão;

  • Por Condução, onde a energia é transportada através de um corpo bom condutor de calor;

  • Por projecção de particulas inflamadas que pode ocorrer na presença de explosões e faulhas transportadas pelo vento.

    Os Incêndios Florestais, podem ser feitos de forma controlada ou acidental, mas ainda assim causam um impacto ecológico e econômico a uma grande área.

    Factor de risco de um incêndio

    Nem todos os fogos podem ser considerados incêndios, este é no entanto um tema que o senso-comum tem ao longo dos séculos banalizado de forma a que praticamente qualquer foco de fogo tem sido visto como "incêndio" Na realidade, o termo Incêndio para ser caracterizado como tal tem que possuir certos factores inerentes ao mesmo para ser considerado como tal. Alguns desses factores são: A area ardida; As dimensões da destruição que o mesmo causou; A localização do mesmo; etc...

    As normas sobre Protecção de Incêndios classificam o risco que se apresenta em cada tipo de edifício segundo as suas características, para adequar os meios de prevenção.

    O Risco atende a três factores:


  • Ocupação: maior ou menor quantidade de pessoas e o conhecimento que possuem os ocupantes do edifício.

  • Composição: A construção do edifício em si, de que materiais é construído, qual é sua altura, etc.

  • Conteúdo: Materiais mais ou menos inflamáveis, dentro do edifício podem determinar o factor de risco de um incêndio.

    Prevenção

    Como em todos os casos de possível perigosicidade existem métodos de prevenção.

    Para além dos mais óbvios, como inflamações, faíscas, cigarros acesos, etc em locais de perigo de combustão (Depósitos de Gasolina, Áreas de serviço, etc) existe a forma mais óbvia de de assegurar que um incêndio se propague, e essa forma é a area de segurança entre o foco de fogo e qualquer outro material passível de combustão. Apesar de não estar regulamentada nenhuma area de segurança considerada a justa e necessária para o efeito, em caso de um incêndio pequeno, por exemplo uma casa isolada, essa area de segurança entre essa casa e outro qualquer material combustível não necessitaria ser muito ampla, chegando para o efeito cerca de 15 a 20 metros de distância, uma vez que possíveis fagulhas que teoricamente poderiam propagar esse incêndio apagar-se-iam muito antes de atravessarem essa distância e cairem em material inflamavél. Já no caso de um incêndio de grandes proporções, várias casas ou uma vasta área florestal (ex: Incêndio de Roma; Incêndio de Chicago), a distância de segurança passaria por ser segundo algumas fontes de entre 300 a 500 metros de distância, sendo esta relativa relativamente à pressão atmosférica do local, ou seja, estas distância de entre 300 a 500 metros é considerada já num caso severamente grave com grande intensidade de vento, sendo que de outra forma, esta area de segurança também diminuiria consideravelmente.

    Fonte: S.F. Johnson (Chefe de Bombeiros durante 56 anos, Idaho)
    Fonte: Wikipédia

X
Medicina - Hospital - Maternidade - Pronto Socorro
(11) 5525-8705 - Superintendência / 5525-8700 - Pabx: -
Rua Isabel Schmidt, 59 - Santo Amaro - São Paulo / São Paulo / Brasil - CEP
Falar com Ir:. Dr. Danilo Masiero