Marketing provocativo - Comercial que enfureceu a Coca-Cola.
Colaboração da Sobr:. Alessandra Menezes
PEPSI-COLA
Uma rival forte e agressiva para a Coca-Cola, que busca na nova geração sua gama de consumidores, utilizando astros da música e do futebol em comerciais cinematográficos. A PEPSI-COLA é assim. É pura atitude. E incomoda muito a rival avermelhada de Atlanta.
A história
Tudo começou em 1893, quando Caleb Bradham, um farmacêutico da cidade de New Bern, estado da Carolina do Norte, inventou uma bebida chamada “Brad´s Drink”, feita de água carbonatada, açúcar, baunilha, aromas de especiarias (canela, cravo, noz moscada, etc.), pepsina e extrato de noz de cola. Essa bebida tinha o intuito de suavizar o mal estar causado pelo desequilíbrio do ácido péptico no estômago. Este alívio se obtinha em conseqüência do extrato de noz de cola e da carbonatação presente na bebida. Seu sabor agradou tanto que os consumidores passaram a consumi-la mesmo quando não estavam com o mal estar péptico. Em 1898, o xarope foi transformado em bebida e lançado oficialmente no mercado no dia 28 de agosto com o nome de PEPSI-COLA (afinal por 16 anos a bebida foi conhecida como “Brad’s Drink”, em referência ao nome de seu inventor), palavra oriunda de seus principais ingredientes (pepsina e nozes de cola), ganhando assim seu primeiro logotipo. Em 1902, devido ao enorme sucesso do produto, Bradham resolveu dedicar-se a expansão e desenvolvimento do refrigerante, registrando patente e fundando a Pepsi Cola Company. O principal apelo de comunicação da época para o produto era: estimulante, fortalecedor, auxilia na digestão. Dois anos depois a empresa mudou-se para uma fábrica maior em conseqüência da alta demanda pelo produto. Nesse ano foram vendidos 19.848 galões do refrigerante. Em 1905 concedeu o primeiro franchise de engarrafamento para a empresa Charlotte and Durham, localizada na Carolina do Norte. A esta altura a produção de xarope já atingia cerca de 80 mil litros anuais.
Tornou-se uma das primeiras empresas a substituir os veículos de entrega, carroças puxadas a cavalos, por veículos motorizados em 1908. A empresa passava por situação financeira delicada, estando à beira da falência em 1923, quando Roy C. Megargel, um corretor de Wall Street, adquiriu, após muita negociação a marca PEPSI-COLA, da Craven Holding Company por US$ 35 mil, formando a Pepsi Cola Corporation. Porém, a troca de comando não adiantou para evitar uma nova crise financeira em 1931, quando a empresa foi novamente vendida, desta vez para a Loft Candy Company. O então presidente da Loft Candy, Charles G. Guth, reformulou totalmente a bebida. Em 1934, além de iniciar a venda de seu produto internacionalmente, começando pelo Canadá, onde a marca estava registrada desde 1906, introduziu no mercado a garrafa de 12 onças por US$ 0.05, o mesmo valor pago por 6 onças que era o padrão da concorrência. As vendas iniciaram em Baltimore e o produto foi um sucesso instantâneo. Em plena depressão americana as vendas explodiram nacionalmente. Nesse mesmo ano morreu, Caleb Bradham, inventor da bebida, aos 66 anos. No ano de 1938, Walter S. Mack assumiu o comando da empresa e a PEPSI entrou de vez na era do marketing. As operações cresceram rapidamente no início dos anos 50 e a PEPSI lançou novidades como a introdução das garrafas PET (tamanho família), as latas de alumínio (1967) e investiu maciçamente em publicidade, para acabar com a imagem de “cola de cozinha” e o estigma de refrigerante barato visto pelos consumidores. O futuro estava garantido.
Veja mais (copie e cole este link no seu navegador): http://mundodasmarcas.blogspot.com/2006/05/pepsi-cola-next-generation.html

Outro caso de Marketing Provocativo
Yahoo chega com campanha de marketing milionária provocativa ao Google
Já esava na hora do Yahoo! começar a se mexer, pq o Google está ficando muito, mas muito forte. E o Yahoo! está mesmo afim de tirar uma grande fatia de usuários do Google.
O Yahoo vai gastar entre 75 milhões a 85 milhões de dólares em sua campanha de marketing provocativa ao Google, na TV, internet e outdoors com o Slogan: “Suas coisas favoritas em um só lugar. Faça do Yahoo a sua home page.” Clique na imagem abaixo assista a campanha provocativa do Yahoo ao Google:
Segundo Jeff Goodby, co-presidente da Goodby (agência de publicidade que o yahoo contratou para a campanha): “A missão do Yahoo, agora, é convencer os consumidores que o Yahoo é o lugar onde você vai navegar na internet inteira.”
Já não é a primeira vez que o Yahoo gasta uns bons milhões em campanha públicitária. Assista abaixo um comercial de Tv da fracassada campanha de 100 milhões de dólares da empresa com o slogan “It’s You”, focada na personalização da experiência online:
fonte: 100grana.wordpress.com
Veja mais (copie e cole este link no seu navegador): http://100grana.wordpress.com/2010/05/06/yahoo-chega-com-campanha-de-marketing-milionaria-provocativa-ao-google/
X
Loja Maçônica - 'NÃO HÁ OBRA QUE SE ERGA SEM QUE, NA ARGAMASSA ESTEJA MISTURADO O SUOR DO PEDREIRO'
-
, - - Anamã / Amazonas / Brasil - CEP 69445-000