Reflexão - Divórcio, pense 1000 vezes antes!
Colaboração da Cunh:. Alessandra Toledo


DIVÓRCIO

Quero esclarecer que este post tem a finalidade, apenas, de reflexão. podendo abrir debates, porém, respeitando incondicionalmente, qualquer forma de pensamento, título, crença, seja de cunho religioso ou não. E, advertindo que "a prática, indução ou incitação de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional por meio da internet, constitui crime, punido com reclusão de 2(dois) a 5(cinco) anos e multa, conforme determina a Lei 7.716/89 em seu artigo 20, 2°; denuncie aqui http://www.insite.com.br/denuncie/ )

Tenho refletido muito sobre relacionamentos difíceis, familiares, vítimas e algozes separações, filhos, pais, qual é o nosso limite e, tudo isso no contexto Divino, na espiritualidade. O papel de cada um no casamento e o que esperar do relacionamento a dois: a paixão ou um sentimento mais consciente, racional, pé no chão, com companheirismo, o abraço no final do dia, a certeza da parceria em qualquer prova da vida ou o sentimento avassalador que move montanhas a qualquer custo? Dá pra conciliar tudo numa mesma relação?

Esses textos ( o primeiro é um caso, os demais são trechos de esclarecimentos de livros) foram retirados do site http://www.grupomensageiros.hpg.com.br/Mensagens_DESQUITE.html e tratam das relações familiares, em geral: filhos problema, maridos e esposas, etc...enfim, de relacionamentos difíceis e, principalmente, das responsabilidades que temos em todos eles, com foco principal no divórcio.

Como todos temos parentes, fáceis ou difíceis e, vivenciamos, de alguma forma, o casamento sendo o de nossos pais ou o nosso se é que fomos, somos ou seremos casados pela primeira, segunda, terceira......vez! (rs), acho importante ler!

Há uma explicação da frase que sempre questionei:"O que Deus une, o homem não separa", frase essa que eu argumentava que, se houve a dissolução, essa união não havia sido abençoada por Deus, porém, os textos esclarecem que, se Deus permitiu essa união, mesmo que haja a separação no plano terrestre, ainda assim, essa separação não existirá na espiritualidade, tendo ainda, um acerto a ser feito!

Diante dos textos abaixo, duas lições me marcaram muito: a de que ..."o divórcio, retirada, rejeição e demissão, às vezes, constituem medidas justificáveis nas convenções humanas, mas quase sempre não passam de moratórias para resgate em condições mais difíceis, com juros de escorchar." e, que ele(divórcio) deve ser um procedimento como a amputação, um último recurso, apenas, para impedir a morte!

Bjs a todos,
Alessandra


PERGUNTAS E RESPOSTAS

1. Compreendendo-se que muitos casamentos resultam em uniões infelizes e, às vezes, até mesmo profundamente antipáticas, induzindo os cônjuges ao divórcio, como interpretar a fase de atração recíproca, repleta de alegria e esperança, que caracterizou o namoro e o noivado?
Resp. : Qualquer pessoa que aspire a um título elevado passa pela fase de encantamento. Esfalfa-se o professor pela ascensão à cátedra. Conseguindo o certificado de competência, é imperioso entregar-se ao estudo incessante para atender às exigências do magistério.
Esforça-se o acadêmico pela conquista do diploma que lhe autorize o exercício da profissão liberal. Laureado pela distinção, sente-se compelido a trabalho infatigável, de modo a sustentar-se na respeitabilidade em que anela viver. --- Assim também o matrimônio.

2. Como interpretar as contrariedades e desgostos domésticos?
Resp. : O homem e a mulher aguardam o casamento, embalados na melodia do sonho, entretanto, atingida a convivência no lar, surgem as obrigações, decorrentes do pretérito, através do programa de serviço traçado para cada um de nós pela reencarnação, que nos compele a retomar, na intimidade, todos os nossos erros e desacertos.
Fácil, dessa forma, reconhecer que todas as dificuldades domésticas são empeços, trazidos por nós próprios, das existências passadas.

3. De modo geral, que é, nas leis do destino, o marido faltoso?
Resp. : Marido faltoso é aquele mesmo homem que, um dia, inclinamos à crueldade e à mentira.

4. E a esposa desequilibrada?
Resp. : Esposa desequilibrada é aquela mulher que, certa feita, relegamos à necessidade e à viciação.

5. Quem são os filhos problemas?
Resp. : Filhos problemas são aqueles mesmos espíritos que prejudicamos, desfigurando-lhes o caráter e envenenando-lhes os sentimentos.

6. Qual a função essencial do lar e da família?
Resp. : No caminho familiar, purificam-se impulsos e renovam-se decisões. Nele encontramos os estímulos ao trabalho e as tentações que nos comprovam as qualidades adquiridas, as alegrias que nos alentam e as dores que nos corrigem.

7. Como é encarado o divórcio nos planos superiores de espírito?
Resp. : O divórcio conquanto às vezes necessário, não é caminho salvador quando lutas se agravem. Ninguém colhe flores do plantio de pedras.
Só o tempo consegue dissipar as sombras que amontoamos com o tempo. Só o perdão incondicional apaga as ofensas; apenas o bem extingue o mal.

8. Existem casos francamente insolvíveis nos casamentos desventurados; não será o divórcio o mal menor para evitar maiores males?
Resp. : Muitos dizem que o divórcio é válvula de escape para evitar o crime e não ousamos contestar. Casos surgem nos quais ele funciona, por medida lamentável, afastando males maiores, qual amputação que evita a morte, mas será sempre quitação adiada, à maneira de reforma no débito contraído.

9. Por mais ríspidas se façam as lutas, no casamento, é melhor permanecer dentro delas?
Resp. : Pagar é libertar-se, aprender é assimilar a lição.

Espírito : Emmanuel
Psicografia : Francisco Cândido Xavier
Livro : Leis de Amor - Cap. IV
X
Maçonaria - Assistência a moradores de rua, de albergues e da periferia.
(11) 2994-1105 -
Rua Mateus Garcia, 533 - Tremembé - São Paulo / São Paulo / Brasil - CEP 02374-000
Falar com Ir.'. Gilson, Cel. da PM reformado