Série Corporativa: Copos de acrílico coloridos ganham destaque como opção a descartáveis.
Em São Paulo, uma pequena empresa fabrica diversos modelos. A fábrica produz, em média, 600 mil itens por mês.
03/11/2012
Os copos de acrílico ganharam destaque no mercado de utilidades domésticas e já são bastante procurados para substituir os descartáveis. Em São Paulo, uma pequena empresa fabrica copos de acrílico transparentes e coloridos em diversos modelos: tipo americano, tulipa, para refrigerante e whisky. Alguns ainda recebem estampas com desenhos.

O empresário Jeferson Rosa de Avelar entrou no mercado há 3 anos. Na época, investiu R$ 80 mil na compra de máquinas e matéria-prima.

“Cresceu a renda dos consumidores e cresceu também a exigência por produtos mais qualificados, mais refinados. Por isso que nós decidimos trabalhar com acrílico, que é um produto fino e que deixa todo mundo satisfeito ao utilizar”, afirma o empresário.

A fábrica produz, em média, 600 mil itens por mês. O carro-chefe são os copos. Só deles são 400 mil unidades. “É um produto dez vezes mais resistente que o vidro. Até em algum dos casos, ele chega a ser 50 vezes mais resistente, em relação a quedas, por isso ele se torna um produto barato”, diz.

Para evitar o desperdício na linha de produção, Jeferson optou por reaproveitar as peças descartadas por algum defeito. Um copo, por exemplo, que trincou durante o processo de fabricação, não vai mais para o lixo. Ele volta para as máquinas, o material é triturado e transformado em um novo produto.

Os copos em acrílico são vendidos para casas noturnas, buffets, lojas de utilidades domésticas e restaurantes. O faturamento da empresa é de R$ 350 mil por mês.

“Nós temos clientes espalhados de Norte a Sul, de Leste a Oeste. Fornecemos do Amazonas ao Nordeste, do Nordeste ao Rio Grande do Sul. Hoje nós temos cerca de 1,8 mil clientes espalhado pelo território nacional”, explica.

Aldair Jose da Silva é dono de um restaurante na zona leste de São Paulo. Ele é cliente do empresário. Os copos de vidro deram lugar aos de acrílico. Uma forma de economizar e tornar o serviço mais rápido e prático. “Além de ser fazer uma economia de 30% a 20%, ele tem uma facilidade para o garçom. (...) O trabalho fica muito ágil e o garçom fica mais tranquilo para pegar na bandeja”, diz.

Os clientes aprovam os copos em acrílico e garantem que a bebida continua geladinha e saborosa. “Não altera em nada o sabor do suco, você não percebe a diferença, só na hora que você toca que realmente você vê que não é vidro, mas não tem alteração de sabor”, revela Cláudia Braidoti.

Uma loja de utilidades para o lar vende os copos fabricados pela empresa de Jeferson. Os produtos ficam expostos em uma bancada. Há copos de todos os tipos e cores. Tudo em acrílico. Os preços variam entre R$ 0,99 e R$ 3. A loja vende cerca de 4 mil copos por mês.

“Substitui bem o vidro e o copo descartável. Ele tá entre os 2 e é bem aceito no mercado”, diz Arnon Lins Pontes Filho, gerente da loja.

O cliente compra os copos de acrílico pela praticidade e pela economia. “Em casa eu costumo quebrar muitos copos e esses não. Esses podem cair que não quebra. São resistentes”, diz o consumidor José Maria Valois.

segundo o instituto nacional para o desenvolvimento do acrílico, o mercado faturou, no ano passado, R$ 10 milhões. O setor de utensílios domésticos é o que mais cresce.

O empresário está otimista e espera fechar 2012 com números bem positivos. “Até o final do ano nós pretendemos crescer 20% em relação às vendas”, avalia.

Clique aqui p/ ver o vídeo

X
Filantropia - Principal objetivo é fornecer alimentos, brinquedos, roupas e remédios para as pessoas carentes.
(11) 99102-3469 -
, - - São Paulo / São Paulo / Brasil - CEP
Falar com Risto P. Monevits