Modernização aumenta faturamento - Projeto moderniza fábricas de farinha de mandioca do Rio Grande do Norte.
A modernização das fábricas criou um novo jeito de produzir e vender o produto. As mudanças atraem uma nova clientela e aumenta o lucro. A tendência é que cada fabricante desenvolva sua marca própria.
Projeto moderniza fábricas de farinha de mandioca no RN.

Faturamento de empresa aumentou 500% após mudanças.

Sebrae usa empreendimento como exemplo para outras casas de farinha.

Um projeto está modernizando as fábricas de farinha de mandioca no Rio Grande do Norte, e criando um novo jeito de produzir e de vender o produto. As mudanças atraem uma nova clientela e aumentam o lucro. A estratégia mais rentável é desenvolver uma marca própria e eliminar os atravessadores.

Hoje, muitas empresas ainda negociam a farinha em sacos de 50 quilos. O carroceiro leva o produto para feirantes ou para indústrias maiores que fazem o fracionamento, dividem a farinha em embalagens menores que vão ser vendidas nos supermercados. É um modelo de negócio ultrapassado e pouco lucrativo.

Para modernizar o setor, da produção até a venda, o Sebrae fez um desafio aos 60 fabricantes da região: criar um arranjo produtivo local da mandiocultura.

“O empresário, quando ele tem uma visão empreendedora, ele vai fortalecer a sua marca, vai criar mercado, vai abrir as portas para ele. Ele tendo essa visão de investir, de mudar, e sair daquela cultura tradicional, ele vem a fortalecer e ter mais lucros em cima da sua ousadia”, diz Fernando José Medeiros de Melo, do Sebrae de Natal (RN).

Ousadia foi o que não faltou ao empresário Jânio dos Anjos, que tem uma fábrica em Vera Cruz, a 40 quilômetros de Natal. Ele mudou uma tradição de 50 anos para se modernizar e passou a vender farinha em sacos de um quilo com a própria marca. Em vez de ganhar apenas R$ 1 do atravessador por unidade, agora vende o produto por R$ 1,80 diretamente para mais de 70 mercados.

“Nesse sistema, a gente ganha muito mais dinheiro”, comemora Jânio.

Para chegar a esse resultado, o empresário praticamente pôs abaixo a antiga fábrica herdada do avô. No prédio novo, o forro é de PVC, as paredes têm azulejos e o piso tem ondulações nos cantos para facilitar a limpeza.

“Esse trabalho está voltado todo para a produção segura, para que o cliente tenha um produto de qualidade, que passe dentro dos padrões de higiene e qualidade”, diz Melo, do Sebrae.

O passo seguinte da reformulação foi separar os setores de produção. Na área de raspagem, as mulheres ganham R$ 0,75 por caixa com 25 quilos de mandioca. Por dia, cada uma delas entrega até 40 caixas, o que garante uma remuneração mensal entre R$ 500 e R$ 600.

Em seguida, o lavador tira as impurezas da mandioca, depois a raiz é moída em trituradores elétricos. O material vai então para a máquina de prensagem, onde perde um líquido chamado manipueira, que depois é usado para adubar a própria plantação. Finalmente, a massa vai ao forno também movido a eletricidade. O sistema moderno garante uma produção bem maior.

“No tempo do meu avô, a gente trabalhava na média de três mil quilos. Hoje a gente chega na média de 100, passamos até de 100 mil quilos por mês”, diz o empresário.

A empresa fez outra grande mudança para aumentar o lucro: a farinha de mandioca é misturada com temperos para gerar novos produtos. Da fábrica saem farofas com sabor de alho e cebola, de bacon e também de calabresa. A margem de lucro da farofa é de 50%, enquanto a da farinha tradicional chega, no máximo, a 30%.
De olho no bom resultado que o produto diferenciado traz, o empresário já pensa em aumentar a produção de farofa: “eu espero que 50% da nossa produção seja de farinha temperada”, diz.

Com as ações do projeto, o faturamento da empresa aumentou 500%. Agora, o Sebrae usa a fábrica de Jânio dos Anjos como exemplo para outras casas de farinha.

“A meta é chegar em 2012 com 15 indústrias desse porte aqui no estado do Rio Grande do Norte”, diz Fernando.

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