Treinamento empresarial - Empresários brasileiros, argentinos e paraguaios dividem a sala de aula.
Na tríplice fronteira de Foz do Iguaçú, o aprendizado em curso de gestão do Sebrae, o Empretec, gera bons negócios entre os três países.
Empresários brasileiros, argentinos e paraguaios dividem a sala de aula.

Curso de gestão gera bons negócios entre os três países.

Projeto na tríplice fronteira é parceria do Sebrae e entidades estrangeiras.

Na tríplice fronteira de Foz do Iguaçu, empresários brasileiros, argentinos e paraguaios vão juntos para a sala de aula. E o aprendizado nos cursos de gestão gera bons negócios entre os três países.

O argentino Félix Horácio Acosta e o paraguaio Huberto Bauzá fizeram o curso Empretec, assim como outros 156 mil empresários brasileiros. O programa é uma parceria do Sebrae do Paraná com entidades estrangeiras.

“Através desses parceiros, dessas instituições aliadas, que o Sebrae contribua com produtos, com metodologias que são consagradas aqui no Brasil e que possam também estar à disposição de micro e pequenas empresas dos países vizinhos”, diz Augusto Cesar Stein, do Sebrae paranaense.

O Empretec é um programa das Nações Unidas e está presente em 33 países. O objetivo é desenvolver o comportamento empreendedor e melhorar o desempenho em gestão. O Brasil é o país onde o Empretec alcançou maior sucesso - e agora os países vizinhos podem aproveitar essa experiência.

Argentina
No lado argentino da fronteira, o público do projeto são os empresários da província de Missiones, principalmente os que vivem na capital, Possadas, e em Puerto Iguazú, a menos de cinco quilômetros do Brasil. Trezentos empreendedores já foram beneficiados.

Para o contador Félix Horácio Acosta, o Empretec mudou sua rotina e a relação com os funcionários. “Uma interação com o pessoal que logicamente depois se traduzem em resultados positivos no trabalho de toda a equipe”, diz.

O empresário delegou responsabilidades e separou bem as funções: a equipe cuida dos impostos, taxas e balancetes, e ele ajuda os 200 clientes a melhorarem a gestão dos negócios. “Eu oriento ele para que ele pegue a ferramenta nova para que seu empreendimento dê sucesso”, diz Félix.

O contato com empresários dos outros dois países trouxe novos clientes. Um deles, que já é responsável por 20% do faturamento do escritório, é uma indústria brasileira de alimentos que usa os serviços de Félix Acosta para importar matéria-prima da Argentina.

“Como consequência da incorporação desse novo cliente, eu tive que mudar. Eu tive que incorporar mais tecnologia, tive que inovar em sistema de registros, tive que modernizar”, diz.

Na província de Missiones, a entidade parceira do Sebrae é a Câmara de Empreendedores da região de Iguaçu. O órgão representa 127 empresários, dos quais 29 já fizeram o Empretec.

“Unicamente assim vai se acabar aquela assimetria cultural empreendedora e vai começar um novo sistema de interação e de integração de empreendedores do cone sul e da América Latina”, diz Ricardo Brizuela, da Câmara de Empreendedores da região de Iguazu.

Paraguai
O Sebrae também atravessou a ponte da amizade rumo ao Paraguai, e movimentou a economia do outro lado da fronteira.

Ciudad Del Este, responsável por metade do PIB do país, é a terceira maior zona franca de comércio do mundo, atrás de Miami e Hong Kong. Na região, 700 empresários também aprenderam com o projeto.

Um deles é o ex-farmacêutico paraguaio Huberto Bauzá. Há um ano, sem nenhuma experiência no setor, ele montou uma empresa que reúne spa, estúdio de pilates, academia de ginástica e de artes marciais.

“Eu fiz o curso justamente numa época muita complicada da empresa, no início. Consegui pegar muitas ferramentas que eles ensinaram para mim”, diz o novo empresário.

Bauzá procurou um sócio com experiência no ramo: o brasileiro Antônio Marcos Kunen, que já tinha uma clínica de estética e fisioterapia em Foz do Iguaçu. “Estamos trazendo mão de obra, vamos capacitar o pessoal interno e aplicar toda essa gestão de marketing, administração, a parte de atendimento, que é o que faltava aqui e nós estamos trazendo do Brasil”, afirma Kunen.

“Eu sou muito otimista de que o faturamento possa realmente ser 100% ou duplicar em tempo de 2 a 3 anos”, acredita Huberto.

Com o sucesso na Argentina e no Paraguai, o projeto agora pode ser estendido a outros países da América do Sul.

“Esse é o foco principal, Paraguai e Argentina, é o foco do momento. Mas nós temos sim possibilidades de negócio, possibilidades de atuação em outros países, como Bolívia, Peru, Uruguai. Já existem, algumas atuações pontuais nesses países”, diz Stein, do Sebrae.

Contatos:
SEBRAE - Foz do Iguaçu/PR
Rua das Guianas, 151 – Jd. América
CEP: 85864-470 – Foz do Iguaçu/PR
Tel.: (45) 3522-3312
Augusto César Stein – Consultor do Projeto SEBRAE CDT AL
www.sebraepr.com.br
Assessoria de Imprensa: Leandro Donatti
Tel.: (41) 3330-5895

Doit Sante
Rua Luiz Alberto de Paraná – quase Avenida Paraná, s/no.
Ciudad del Este – Paraguai
Tel.: 00 595 (61) 572-854 / 855
Empresários: Huberto Bauza e Antônio Marcos Kunen

Estudio Contable Acosta e Asociados
Avenida Brasil, 125 - Centro
Puerto Iguazú – Missiones - Argentina
Tel.: 00 54 3757 423-263
Empresário: Félix Horácio Acosta

Camara de Empreendedores de La Región del Iguazú
San Lorenzo, 62 – Vila 14
Puerto Iguazú - Missiones – 3370 – Argentina
Tel.: 00 54 3757 421-411
www.caempri.com
Ricardo A. Brizuela - presidente
X
Filantropia, Associação - Manutenção de jovens de várias faixas etárias
(11) 4701-5029 -
Rua dos Jasmins, 120 - Parque Assunção - Taboão da Serra / São Paulo / Brasil - CEP 06753-440
Falar com Ir.: Adhemar Almeida