Tecnologia - Servidores: saiba a importância desses equipamentos para sua empresa.
Muitas empresas ainda usam máquinas comuns para realizar a função de servidores, o que pode prejudicar o desenvolvimento e segurança da empresa.
Servidores: saiba a importância desses equipamentos para sua empresa.

Muitas empresas ainda usam máquinas comuns para realizar a função de servidores, o que pode prejudicar o desenvolvimento e segurança da empresa.

grande empresa sobreviveria sem eles. A novidade, agora, é que eles estão se tornando cada vez mais importantes também para as pequenas e médias empresas.

Se você trabalha em um escritório em que um computador comum foi colocado no lugar de um servidor, saiba que isso aumenta o risco de problemas. Muitas empresas, hoje em dia, põem um desktop comum para compartilhar arquivos ou funcionarem como servidores de impressão, o que pode sobrecarregá-lo com a demanda dos computadores. "Muitas vezes essas máquinas não são feitas para ficarem ligadas sete dias por semana, 24 horas por dia. A idéia é que as empresas utilizem servidores para fazer esse tipo de tarefa", afirma Marcel Saraiva, gerente de desenvolvimento da Intel.

Três grandes empresas de tecnologia se uniram para mostrar ao mercado brasileiro de pequenas e médias empresas como usar melhor a tecnologia a favor da produtividade, criando redes de computadores mais eficientes e seguras.

Segundo o coordenador de comunicação da Itautec, Alexandre Barbosa, um servidor traz mais robustes, segurança e confiabilidade para a empresa. "É isso que um pequeno e médio empresário tem que pensar na hora que ele avaliar como é que vai fazer a infra-estrutura de tecnologia dele", explica.

O sistema operacional dos servidores é diferente do que usamos em nossas máquinas. Ele tem funções específicas e um desafio: funcionar direto e sem travar. Para isso, esse tipo de computador conta também com uma proteção de memória para nunca te deixar na mão. Além disso, essas máquinas são desenhadas para serem simples.

"Uma série de assistentes possibilitam que até uma pessoa leiga possa efetuar tarefas como compartilhamento de diretórios, arquivos, impressora e backup. Realmente é um produto com essa finalidade: trazer o melhor do mundo empresarial para pequenas empresas", afirma Antônio Moraes, gerente geral de servidores e ferramentas da Microsoft.

Além do mais, diferente do que possa parecer, os servidores mais simples, que atendem pequenas e médias empresas não são muito mais caros que os PCs comuns, vendidos em lojas de varejo.
X
- Informações Maçônicas e de Utilidade Pública
-
, - - São Paulo / São Paulo / Brasil - CEP
Falar com Ir:. Fernando Colacioppo