Negócio de Spa - Serviços voltados para a beleza e a autoestima geram bons lucros.
Setor vai experimentar um crescimento fantástico em 2011.
Serviços voltados para a beleza e a autoestima geram bons lucros.

Setor vai experimentar um crescimento fantástico em 2011.

Bem-estar, tendência de bom negócio para 2011. O número de spas aumenta por todo o país. E hoje, além de oferecer terapias diferenciadas, uma das estratégias é ter serviços inovadores para atender a clientela.

A empresária Marília Estelita investiu em serviços temáticos para atrair clientes. Quem chega ganha um colar havaiano e uma bebida tropical.

Nos nove bangalôs, as paisagens levam a uma viagem pelas praias brasileiras do Sul e do Nordeste. Cenários perfeitos para relaxar.

“Eu como boa nordestina, meio que me traz de volta o ambiente de praia, então dá uma relaxada e, ao mesmo tempo, cuida do meu corpo”, disse a cliente Karina Rodrigues.

O atendimento é feito por 20 profissionais entre esteticistas e massoterapeutas.

Os spas deixaram de ser uma opção apenas para quem quer fugir dos centros urbanos e descansar por alguns dias. Agora, eles estão instalados nas grandes cidades com um novo conceito, conhecido como Day Spa. Em um, por exemplo, homens e mulheres buscam o espaço para relaxar entre um compromisso e outro do dia a dia, com terapias rápidas e tratamentos estéticos diferenciados.

São máscaras de chocolate. shiatsu facial para reequilibrar a energia e mais de 120 opções de massagens de relaxamento, emagrecimento e bem–estar. Neste SPA, são atendidos 70 clientes por dia.

“Eu investi uma média de 300 mil reais porque a idéia era criar um conceito diferente. Então, um espaço único em São Paulo pra trazer essa idéia de sair de férias sem sair de São Paulo, com novas terapias, viagens pra trazer tendências e idéias diferentes também”, afirmou a empresária Marília Estelita.

A procura dos serviços pelo público mais velho é crescente. Hoje, a terceira idade representa 20% dos clientes da empresária. E para atender a essa demanda, foram desenvolvidas terapias específicas. A mais procurada é a massagem revigorante.

“Eu já tenho programado isso, uma vez por mês, duas, eu venho faço essa massagem, tranquila, demora uma hora e depois vou pra casa já sossegada, tranquila”, disse a cliente Diva Cunha Lopes.

Os preços variam de R$ 120, cobrados em uma sessão individual de massagem, a R$ 1500, para o casal passar o dia no spa.

No último ano, o público masculino aumentou. Hoje, os homens já representam 40% da clientela. Irt Garcia Borges investe R$ 1 mil por mês para deixar o corpo bem mais leve.

“É uma comodidade muito grande, eu gostei apesar de não ter frequentado outros fora de São Paulo, mas conversei com amigos que frequentaram e ficava um pouco fora de mão, então essa comodidade pra nós, paulistanos, é que é muito boa”, contou a cliente Irt Garcia Borges.

Nós últimos 3 anos, o número de atendimentos no spa triplicou. E no ano passado, a empresa cresceu 200%.

“A expectativa é dobrar o nosso crescimento e estar em outros locais do Brasil também”, disse Marília.

Em um hotel cinco estrelas, numa região comercial de São Paulo, foi montado um spa na cobertura. A proposta do negócio do empresário Rui Miadaira é atender executivos que trabalham na região. São oferecidas terapias e serviços estéticos.

“São pessoas que têm um dia a dia muito corrido, e um dia a dia estressante também. Então a gente tem bastante massagem e na região a gente atende muito seja eventos ou seja reuniões pra grupos de empresas”, afirmou o empresário Rui Miadraira.

O spa recebe em média 250 clientes por mês. A executiva Taiza Gomiero é uma delas.

“Eu acho que todo mundo hoje vive nessa correria dos executivos, de sai, volta, faz reunião, e você tendo esse pequeno espaço, num local privilegiado, que é onde a gente está, facilita bastante pra gente poder fazer a massagem e continuar a nossa rotina diária”, disse a cliente Taiza Gomiero.

O empresário fez parceria com o hotel e investiu R$ 80 mil na reforma das salas e na compra de produtos e equipamentos.

“A parceria é interessante pro hotel porque a gente consegue agregar serviço. Então a gente busca um parceiro que tenha know how em spa, em academia, em fitness center, que tenha um personal traineer e dessa maneira a gente consegue oferecer um serviço a mais”, afirmou a diretora do hotel, Mariana Morato.

Os frequentadores do spa também podem usar a piscina e a academia do hotel.

“A grande vantagem é que a gente já se instala onde tem uma demanda reprimida, digamos assim. Então, os próprios hóspedes eles demandam esse tipo de serviço, querem qualidade, querem um bom serviço, uma boa ambientação”, disse Rui Miadraira.

Entre os serviços oferecidos pelo spa estão as massagens relaxantes, terapias faciais, todo tratamento é feito à base de pedras, óleos aromáticos e cremes de frutas. Quem busca exercícios encontra em uma sala o que há de mais moderno.

“O pilates, hoje, ele além de complementar o trabalho de massagem, porque ele trabalha com qualidade de vida, ele vai estar dando um condicionamento físico pra pessoa. Por isso é a nova tendência dos spas de hoje em dia”, contou a coordenadora terapêutica Tatiana Matsuda.

Os preços das terapias variam de R$ 50, para a massagem simples, a R$ 700, o pacote de tratamentos.

Rui Miadaira está neste mercado há quatro anos e tem hoje cinco spas como esse em São Paulo. A empresa cresce 70% ao ano. E o empresário vai implantar franquias pelo país.

“Como a gente tem uma demanda pra outros estados, Espírito Santo, Minas Gerais, pro Sul do país, o modelo que a gente identificou como ideal pra crescimento é o modelo de franquias, então a expectativa é que nos próximos 3 meses, a gente tenha esse modelo finalizado, a gente tá com uma consultoria há mais de um ano, desenvolvendo esse modelo pra que a gente possa expandir pro Brasil todo”, afirmou Rui.

Para quem deseja entrar nesse mercado, a consultora Ana Vecchi orienta que o importante é apostar em modelos de negócios diferenciados.

“A inovação dentro dos spas e das academias não deixa de ser uma tendência além de uma obrigação, então espaços que favoreçam essa questão do bem estar, da comodidade, de bons produtos, de qualidade de serviço, favorecem as oportunidades de abertura de negócios. É um setor que o Brasil vai experimentar um crescimento fantástico em 2011”, disse a consultora.
X
Loja Maçônica, Eventos, Filantropia - Festa beneficente realizada anualmente pela Loja Maçônica Renascer de Itararé - Participe e colabore!
(15) 3531-2960 -
Rua XV de Novembro, 336 - Centro (sede da AABB) - Itararé / São Paulo / Brasil - CEP
Falar com Ir:. Eduardo