Maçonaria - A História de Hiram Abiff (1/3)
Colaboração do Ir:. Anizio Ribeiro - Templo de Estudos Filosoficos
A História de Hiram Abiff

Hiram Abiff é uma figura lendária e alegórica mencionada no ritual maçônico, que é figurado como mestre de construção do templo do Rei Salomão.
Nome de origem hebraica, posto os dois Hiram referidos nas Sagradas Escrituras proviessem do líbano. Temos Hiram (ou Hirão) rei Tiro e Hiram Abiff, o artífice que esse Rei enviara a Salomão para o embelezamento do Grande Templo.
Hiram Abiff, o arquiteto, era filho de uma mulher da tribo de Dan e de um homem tírio chamado Ur, que significa "forjador de ferro", conforme o relato bíblico em II Crônicas, 10; ou filho de uma viúva da tribo de Natfali consoante refere Reis I, 7:13. O nome Hiram pode ser traduzido como "Vida Elevada".
O relato bíblico tece louvores à habilidade profissional de Hiram, contudo, por ocasião da consagração do Templo, não é mencionado.
Em torno desse personagem, criou-se a Lenda de Hiram Abiff, que o dá como tendo sido assassinado por três maus companheiros. Lenda é um relato fantasioso que parte de um fato verídico; Hiram o arquiteto existiu; a história dos Hebreus o refere; e ele foi assassinado por três construtores porque ele era o único que sabia decifrar as escrituras do templo de Salomão, as quais alguns tinham cobiça. Alguns autores referem que teria sido a Lenda criada para dar sustento político à casa real dos Stuart.

Simbologia Maçônica:
Todos os Graus do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria contém uma parcela da Lenda de Hiram Abiff e um dos Landmarks determina que seja observada essa Lenda. Na realidade ela possui uma simbologia esotérica e toda liturgia iniciática maçônica a envolve.
Os nomes dos três companheiros que assassinaram a Hiram Abiff seriam Jubela, Jubelo e Jubelum; deram origem aos sinais (posturas) dos três primeiros Graus maçônicos, simbolizando o corte da garganta; a extração do coração e a dilaceração do ventre, forma como Hiram teria sido assassinado, dentro da Lenda de Hiran Abiff, conhecida como Lenda do Terceiro Grau.
Os três "Assassinos" feriram de morte o Mestre através de golpes com instrumentos de trabalho: a régua, o esquadro e o maço. Todos os golpes contribuíram para essa morte e todos os produziram com excessivo dolo. Diz-se em maçonaria, "Assassino", aquele que "trai" os ideais maçônicos, pois "destrói" a vida espiritual.

Simbolismo da palavra Abiff:
Trata-se de uma palavra composta das iniciais extraído de outras quatro palavras: Aleph, Beth, Iod e Vav, todas hebraicas. O interesse maçônico diz respeito a Hiram Abif. Significa "seu pai". É também, um título de respeito. O Rei de Tiro ao referir ao seu artífice chama-o de "meu pai Hiram". No Livro de Crônicas, é chamado de "Seu Pai, Hiram Abiff". O sobrenome resulta em seu título de honra: Hiram, o pai da construção do Grande Templo.

A sigla M.B. e a Lenda:
A sigla é a palavra de passe do grau Mestre na Ordem Maçônica, já que a palavra original se perdeu com a morte de Hiram Abif. O significado da sigla aparece na lenda de Hiram Abiff, no momento em que o corpo do Mestre é encontrato, sete dias após o assassinato.

Ver :II Crônicas, 10; Reis I, 7:13.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hiram_Abiff
X
Corretagem (seguros)
(41) 3015-34-05 -
Rua Antonio Escorsin, 1650, salas 21, 22 e 23 - - Curitiba / Paraná / Brasil - CEP
Falar com Fernando Antonio Allessi