Presente inovador - Caixa-surpresa pode se transformar em 18 opções de presentes.
A ideia para montar o negócio no Brasil veio da Europa. Uma aposta do empresário André Susskind para inovar o mercado nacional de presentes.
Caixa-surpresa pode se transformar em 18 opções de presentes.

A ideia para montar o negócio no Brasil veio da Europa. Uma aposta do empresário André Susskind para inovar o mercado nacional de presentes.

Chega ao mercado brasileiro, uma simples caixa que oferece 18 opções diferentes de presentes. E na caixa-surpresa é possível escolher desde um bom jantar até um salto de paraquedas. E agora, esta novidade gera bons negócios para pequenos empresários.


Quem recebe a caixinha escolhe o que quer ganhar. Cada cor representa um tema: diversão, bem-estar, gastronomia, esportes.


Dentro de cada caixa vem um livreto com 18 opções de presentes que agradam a todos os gostos.


A ideia para montar o negócio no Brasil veio da Europa. Uma aposta do empresário André Susskind para inovar o mercado nacional de presentes.


“Eu recebi uma ligação de um amigo meu francês, comentando do sucesso desse negócio na frança. Do negócio de caixas-presente que lá é uma febre, se presenteia muito com isso”, conta André.


Para lançar o produto, foram quatro meses de pesquisa de mercado e um investimento inicial alto: R$ 600 mil. Dinheiro usado para implantação do conceito, construção da marca e desenvolvimento de layout.


Os preços das caixinhas variam de R$ 70 a R$ 300, conforme o tema. Em apenas um ano, o negócio já é sucesso. A empresa vendeu mais de 10 mil caixas-presente.
“Nós iniciamos o ano com uma expectativa de faturamento pra 2010, de R$ 3 milhões.

Esse número ele está sendo revisto porque felizmente, em meio ano, a gente conseguiu atingir 50% desse montante e o segundo semestre pro nosso negócio, por ser um negócio relacionado a presentes ele é muito forte. Então a gente acredita que esse número vai ser sensivelmente maior do que o previsto”, diz André.


Até hoje, todo faturamento da empresa foi usado como capital de giro para fortalecer o produto. A internet é o principal meio de divulgação e venda das caixinhas.


E desde maio, elas estão em estandes espalhados pelas livrarias. Uma estratégia para deixar o produto mais visível no mercado.


“Hoje a gente tem já na capital 8 pontos de venda, livrarias e revistarias na sua maioria. A gente vai terminar o ano com pelos menos 20 pontos de venda e a idéia é investir muito pesado em distribuição”, conta André.


Para o produto dar certo, André Susskind fechou parcerias com mais de 140 empresas. Cada opção de presente é resultado de uma dessas parcerias.


“O parceiro o que ele esta ganhando ao se tornar parceiro da nossa empresa é uma exposição em pontos de venda diferenciados, na internet e a gente acaba sendo também um canal de vendas pra ele”, diz André.


Este restaurante em São Paulo é uma das opções da caixa-presente. Especializado na culinária peruana, o espaço recém inaugurado ganhou visibilidade com a parceria e passou a lucrar 15% a mais.


“Ele tem nos ajudado a apresentar a gastronomia peruana ao paulistano. E está sendo super legal a parceria”, revela o dono de restaurante, Alexandre Miqui.


Os clientes gostaram da novidade e aprovaram a idéia.


“Acho legal como presente de aniversário poder dar uma coisa diferente”, revela o cliente Leny Pripas.


Um SPA em São Paulo é outra opção da caixinha de presentes. A empresária Ana Maria Aono fez a parceria com André Susskind há cinco meses. Em pouco tempo percebeu as vantagens.


“Primeiro o faturamento aumenta em torno de uns 10%. Então o movimento aumenta muito. Segundo que esses clientes viram não só clientes porque ganharam um presente, mas eles continuam e permanecem aí. Pensando nisso a gente vê em torno de 80% de clientes que ficam fiéis ao nosso trabalho”, conta Ana Maria.


A cliente Simone Tabacnick veio para relaxar e adorou o presente que ganhou de um amigo.


“Nossa, é maravilhoso. Você não corre o risco de trocar o presente. Aquele trabalho todo. Às vezes você não gosta do presente, você tem que ir lá e trocar. Aqui não. Você escolhe exatamente o que você quer”, diz Simone.


“A gente costuma dizer que todo o presenteado vira um propagador aí do nosso produto. Essa é a nossa principal propaganda porque ele ganha, é o ciclo, ele ganha como presenteado, gosta e se torna um presenteador. Então esse ciclo é muito bacana e a tendência é só crescer”, revela André.


Os esportes radicais também fazem parte da caixa surpresa. Neste negócio o que mais chama a atenção e impulsiona as vendas é a variedade.


“As caixinhas de presente, que incluem gastronomia e esportes, são as preferidas pelo público. As duas representam juntas 70% do faturamento da empresa e entre as opções de esporte quanto mais adrenalina melhor. O salto de pára-quedas, por exemplo, é a escolha de quatro entre dez pessoas presenteadas", diz Evelin Avancini.


Amanda Cavalcanti quis surpreender o noivo Danilo. De olho no para-quedas, deu de presente uma caixinha de esportes.


“Quanto eu vi o pacote lá de ação eu falei ‘ah esse que ele vai gostar’”, diz ela.


A noiva estava certa. Danilo saltou e teve uma experiência inesquecível. “A sensação é maravilhosa, inexplicável. É uma mistura de sentimentos que só passando por isso quem está vivendo essa experiência que vai saber, mas é uma delícia” conta Danilo.

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